Aparecida de GoiâniaPolítica

UOL … ‘Daniel Silveira é poderoso e protegido do Bolsonaro’, diz Ciro Gomes

Ciro Gomes (PDT) diz que STF precisa entender sua "grave missão institucional como guardião da Constituição e do Estado Democrático de Direito"

Candidato a presidente nas eleições presidenciais de 2018, Ciro Gomes (PDT) pediu atenção ao caso do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso ontem em “flagrante delito” por ter feito ameaças a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e ao Estado Democrático de Direito em um vídeo. Dizendo que Silveira é “poderoso e protegido do Bolsonaro”, Ciro Gomes indica uma possível reversão da prisão por parte do Câmara dos Deputados, que segundo a Constituição tem 24 horas para analisar o caso com o poder de chancelar ou não a decisão do STF.

“Que o nosso povo não se decepcione novamente: O bandido Daniel Silveira é poderoso e protegido do Bolsonaro. Deve ser solto vergonhosamente talvez hoje ainda. Que o STF entenda sua grave missão institucional como guardião da Constituição e do Estado Democrático de Direito”, escreveu Ciro Gomes

Além da possibilidade de reversão da prisão na Câmara, a decisão também será julgada pelo plenário do STF (Supremo Tribunal Federal). A ordem de ontem foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes.

Até o momento, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e membros do governo não se manifestaram sobre a prisão. Daniel Silveira é um parlamentar ligado à ala mais ideológica de apoio a Bolsonaro.

‘Afronta aos princípios democráticos” No despacho, publicado ontem, Alexandre de Moraes pontua que, no vídeo, além de atacar os ministros da Corte, o parlamentar defende medidas antidemocráticas, como adoção do AI-5 (Ato Institucional número 5). Moraes também lembra que Silveira chega a defender que todos membros do STF sejam substituídos e também instiga “a adoção de medidas violentas contra a vida e segurança dos mesmos, em clara afronta aos princípios democráticos, republicanos e da separação de poderes”.

Para Moraes, as manifestações do parlamentar “revelam-se gravíssimas”. “Pois não só atingem a honorabilidade e constituem ameaça ilegal à segurança dos ministros do Supremo Tribunal Federal, como se revestem de claro intuito visando a impedir o exercício da judicatura, notadamente a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado Democrático de Direito”, justificou o ministro.

Fonte: UOL notícias

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo