Cultura

Prefeitura de Aparecida prorroga inscrições para editais da Lei Paulo Gustavo

Por Lígia Mariani

Atendendo às solicitações da classe cultural do município, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, prorrogou as inscrições para a Lei Paulo Gustavo. Agora os fazedores de cultura do município têm até o dia 31 de janeiro para se inscreverem no Portal da Cultura.

Os editais abrangem as áreas de audiovisual/cinema (06/2023) e multi-linguagens (07/2023). Para participar, os interessados devem apresentar propostas, incluindo demais informações. No edital audiovisual/cinema, os valores para fomento variam por categoria, podendo chegar a 340 mil para média-metragem de ficção, por exemplo. A inscrição pode ser feita por artistas individuais, ONGs, coletivos e empresas do ramo audiovisual.

“São oportunidades como essa que apoiam nossos artistas locais e, principalmente, fomentam a cultura do município”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano. “Além da premiação, há oportunidades para desenvolvimento de roteiros, festivais de cinema e apoio a projetos como o cinema itinerante”, destaca o secretário municipal de Cultura, Marcos Alcântara.

Marcos Alcântara esclarece também que, no caso do edital audiovisual e cinema, há exigência de contrapartida, como a exibição do filme e investimento em acessibilidade. Ele destaca o envolvimento da sociedade civil, conselho de cultura e fórum de cultura na definição das modalidades e critérios do edital.

A secretaria informa ainda que serão produzidos vídeos tutoriais de inscrição e realizados encontros presenciais e live de instrução. Uma organização da sociedade civil, a ser contratada por meio de Chamamento Público, auxiliará em processos específicos da Lei Paulo Gustavo e seus editais. As datas e locais estão sendo definidos e serão divulgados nós próximos dias.

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo