Cultura

Anfiteatro recebe espetáculo nos dias 6 e 7 de maio em Aparecida

Espetáculos fazem parte da programação da IV Mostra de Teatro Cidade Livre, edição internacional, e acontecem nos dias 6 e 7 de maio

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Cultura, e a Associação Sociocultural Cidade Livre promovem nesta sexta e sábado, dias 6 e 7, às 20h, espetáculos internacionais, no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, com entrada franca. As duas apresentações fazem parte da IV Mostra de Teatro Cidade Livre e das comemorações dos 100 anos de fundação do município.

A mostra de teatro acontece de 4 a 14 de maio e recebe artistas do Peru, Bolívia e dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, São Paulo e Distrito Federal, com objetivo de fomentar o debate sobre teatro comunitário na América Latina e as políticas culturais. Confira a programação completa: https://ascpccidadelivre.wixsite.com/mostrainternacional

“Aparecida é uma cidade que fomenta a produção teatral. E na semana das comemorações dos 100 anos, vamos receber a IV Mostra de Teatro Cidade Livre, no Anfiteatro Municipal, que é casa da cultura. A entrada e franca e todos estão convidados para assistir esses dois grandes espetáculos”, afirmou o secretário de Cultura, Avelino Marinho.

Dia 06/05 – Espetáculo ‘Vibraciones’

Em ‘Vibraciones’, o ator peruano Julián Vargas mostra como o ritmo e os instrumentos musicais atuam na construção de personagens. A conferência teatralizada acontece nesta sexta-feira, 06, às 20h.

Além de discutir sobre a importância dos sons e ritmos na criação de papéis, a conferência ressalta as relações entre música e ação cênica, por meio dos sentidos e da memória. A peça ainda abrange como a sonoridade e o teatro se fundem, gerando um espaço criativo para a ação dramática.

A peça faz parte dos projetos do Grupo Cultural Yuyachkani, do Peru, que trabalha desde 1971 na vanguarda da experimentação teatral e da performance política. Conhecido por seu empenho criativo e valorização indígena, o coletivo oferece espetáculos e imersões únicas, para além da estética social do teatro.

Dia 07/05 – Espetáculo ‘Príncipe’

O que é ser homem? Em “Príncipe”, peça apresentada pelo grupo boliviano El Mastigadero Cia de Teatro, o espectador é convidado a repensar a problemática da masculinidade tóxica e o papel do homem na sociedade. A peça acontece neste sábado, 07, às 20h.

‘Príncipe’ é um monólogo inspirado em Hamlet, de William Shakespeare, e aborda o conceito de “novas masculinidades”. Na história, o personagem principal está em constante conflito entre assumir ou não um trono, que supostamente lhe corresponde, devido a morte de seu pai.

A partir desse cenário, ele desmonta o significado da identidade do homem heterossexual, enquanto questiona o comportamento de seu falecido genitor – um homem que gozava de muito poder e normalizava situações violentas e atrozes.

Programação

Espetáculo 01 – Vibraciones

Data: 6 de maio, sexta-feira, às 20h

Classificação indicativa: livre

Espetáculo 02 – Príncipe

Data: 7 de maio, sábado, às 20h

Classificação indicativa: a partir de 13 anos

Local: Anfiteatro Municipal Cantor Leandro

Endereço: Rua Louvre, Res. Village Garavelo,

Entrada franca

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo