Saúde

estética facial Nutracêuticos : o que é?

Nutracêuticos são aliados na estética, mas excesso pode causar disfunções e até doenças

Cirurgiã dentista e doutora em reabilitação oral, Talita Dantas explica o que são os nutracêuticos e como podem ser usados no gerenciamento do envelhecimento e na melhora do bem-estar .

Os nutracêuticos têm se tornado uma tendência no mercado de estética e seu uso já conquistou o reconhecimento de especialistas como nutrólogos, nutricionistas e até mesmo dentistas. As cápsulas são um tipo de suplemento alimentar, mas contém em sua composição bioativos extraídos de alimentos. “Diferente dos produtos industrializados, eles são formados por componentes já presentes na nossa alimentação, mas que talvez não consigamos consumir nas quantidades e variedades ideais de maneira concentrada e objetiva”, explica a cirurgiã dentista doutora em Reabilitação Oral e sócia do Instituto Dantas de Odontologia (IDO) Talita Dantas.

Seu uso é normalmente prescrito para enriquecer a dieta, complementar o tratamento de doenças, ajudar no bom funcionamento do organismo, promover bem-estar e, claro, para melhorar a estética. Na odontologia, as indicações dos nutracêuticos podem ser feitas para tratar disbioses intestinais e bucais com probióticos e prebióticos, usar minerais quelados para manutenção do tecido ósseo e dentário, tratar o estresse oxidativo das células e, claro, para auxiliar no gerenciamento do envelhecimento e dos tratamentos de estética facial.

Dentista pode prescrever nutracêuticos?

O cirurgião dentista pode prescrever esses compostos como tratamentos antienvelhecimento (antioxidantes), nutrição profunda da pele (colágenos) e antiinflamatórios, que vão aumentar a imunidade. Dependendo dos objetivos do paciente e do profissional, o uso dos nutracêuticos pode ser prescrito antes, durante ou após o tratamento. Alguns exemplos de nutracêuticos mais prescritos e com muitos benefícios são o resveratrol, o colágeno e o ômega 3.

resveratrol é uma substância presente no vinho e na uva, mas que não consumimos em quantidade ideal para colher os seus benefícios, que é o combate aos radicais livres e ao estresse oxidativo. Seu uso diminui o risco em relação às doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol alto e outros males. “O colágeno e os probióticos estão presentes em alimentos, mas podemos prescrever de maneira potencializada para trazer benefícios para a microbiota intestinal, pele, unha e cabelos. O ômega 3, que está presente nos peixes, tem grandes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes”, diz Talita.

“Infelizmente, na internet, esses medicamentos têm acesso fácil e pouca fiscalização. Mas o paciente precisa ter consciência para não se automedicar porque o excesso de componentes como aminoácidos ou probióticos também podem causar disfunções no organismo e gerar doenças. O acompanhamento sempre deve ser feito com um profissional com conhecimento sobre duração, dose, quantidade e posologia. A avaliação do paciente vai desde a abordagem inicial e exames complementares para entender o que ele precisa, até a prescrição e administração desses suplementos”, defende Talita.

Tanto em relação aos procedimentos odontológicos convencionais, como em relação aos procedimentos de harmonização orofacial, existem uma série de nutracêuticos que potencializam os resultados. As balinhas de colágeno, tão famosas ultimamente, também são consideradas nutracêuticos, mas é preciso orientação sobre a via correta de administração, porque isso influencia na absorção e no aproveitamento deles pelo organismo.

“Será que essas boquinhas servem para todo mundo? Qual a concentração de composto em cada uma? Você não come a gominha e sua pele vai ficar maravilhosa. Gominha, comprimido ou até injetável, seja qual for o plano é preciso ser supervisionado por um profissional. Quando falamos de gerenciar envelhecimento, temos muitas possibilidades: nutracêuticos, procedimentos no consultório e cuidados básicos em casa, então é preciso ter sempre consciência e confiança em um profissional capacitado para orientar tudo isso”, finaliza Talit

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo