GovernoNotícias

Operação policial de Goiás é reconhecida como uma das 17 mais importantes do mundo

Ação que prendeu um dos maiores estupradores em série do Brasil foi divulgada pelo programa “DNA – Hit of the Year”

A Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), por meio do Laboratório de Biologia e DNA Forense (LBDF), teve um trabalho reconhecido e classificado como uma das 17 investigações criminais mais importantes do mundo, no programa “DNA – Hit of the Year”, edição 2020.

O reconhecimento é pela Operação Impius de 2019, da Polícia Civil em parceria com a SPTC. A ação resultou na prisão de um dos maiores estupradores em série do Brasil,  Wellington Ribeiro da Silva, que é suspeito de ter estuprado 47 pessoas.

Segundo a Polícia Civil, na época, as investigações tiveram início após a SPTC encontrar o perfil genético do criminoso em várias vítimas de estupros. Após isso, testes de DNA foram feitos e contribuíram para que houvessem provas contra o suspeito em, pelo menos, de 22 casos.

Ainda de acordo com as autoridades, o homem, de 52 anos, veio do Mato Grosso para Goiás, teria começado a praticar os crimes sexuais em 2008, porém, aos 22 anos ele já era acusado de chefiar uma organização que cometia assaltos e homicídios no Estado de origem.

A “Operação Impius” durou 45 dias e também contou com a atuação de força-tarefa da 2ª Delegacia Regional de Polícia, com importante suporte técnico-científico do Laboratório de Biologia e DNA Forense (LBDF) do Instituto de Criminalística (ICLR), com resultados inequívocos do Banco de Perfis Genéticos (de DNA) da SPTC. Mais de 40 profissionais estiveram envolvidos.

Além de responder por receptação e uso de documento falso, o autor dos crimes também está respondendo por roubo e estupro. Devido à quantidade de crimes, a pena, somada, pode chegar a 600 anos de prisão.

DNA – Hit of the Year

O “DNA – Hit of the Year” é um programa global que reconhece o valor da tecnologia dos bancos de dados de DNA na resolução e prevenção de crimes. Com a Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás concorreram instituições como: a Polícia Federal (brasileira); a Polícia Técnico-Científica (paulista); o Centro Nacional de Ciências Forenses (israelense); a Polícia Estadual de Hessen (alemã); o Laboratório Central Forense de Polícia (polonês); a Autoridade Policial Sueca; o Departamento de Polícia de Fort Collins (norte-americano); o Serviço Forense da Polícia Metropolitana (inglesa); dentre outras.

Atendimento Humanizado

Por determinação do governador Ronaldo Caiado, todas as forças policiais tiveram ainda mais apoio nas ações de combate à violência contra mulheres desde 2019 e continuam em pleno funcionamento nesse ano de 2020. Diversas medidas foram adotadas, a exemplo de abertura de várias unidades da “Sala Lilás” em diferentes regionais da SPTC, que estão oferecendo atendimento humanizado para mulheres vítimas de violência.

De acordo com o governador, a atual gestão do Governo de Goiás não aceitará que a impunidade favoreça a violência contra mulheres. “Vamos utilizar tudo aquilo que for necessário em termos de tecnologia ou ações policiais para proteger as mulheres que vivem em Goiás”, garante Caiado.

A Sala Lilás funciona no âmbito da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) e foi criada para realizar exames de corpo de delito especificamente em mulheres que sofreram agressões. Todos os servidores que atuam no espaço passaram por treinamento específico.

“Nossa determinação é que todos os esforços sejam empreendidos para proteger as mulheres goianas. As forças policiais estão prontas para acolher as vítimas e deter os covardes que insistem em cometer atos de violência contra mulheres”, destaca o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda.  Fonte: Comunicação Setorial Secretaria de Segurança Pública