Governo

Secretário de Segurança apresenta ações na live da TBC

Rodney Miranda comentou sobre operações, combate ao coronavírus e aumento da produtividade das forças de segurança

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, foi o convidado para a live do programa #Goiáscontracoronavírus, da TV Brasil Central, desta sexta-feira (15/5), para falar sobre o trabalho que vem sendo conduzido pela pasta nos últimos meses. No programa transmitido por redes sociais e emissoras de TV e rádio, o secretário também comentou sobre operações recentes, o aumento recorrente da produtividade das forças e o desafio no combate ao coronavírus.

De início, Rodney abordou as ações realizadas no combate à criminalidade. Ele mostrou que os trabalhos continuam em ritmo intenso, mesmo com a pandemia da Covid-19. “Temos colhido bons números na redução de crimes violentos e, na questão do combate ao coronavírus, temos atuado na linha de frente, assumindo e garantindo desde primeiro momento a segurança dos cidadãos, coibindo abusos que pudessem estar ocorrendo”, disse.

O secretário também lembrou que as forças da Segurança trabalharam de forma rápida, segura e pioneira no País. “Vacinamos nossos agentes contra H1N1, os protegemos com equipamentos de proteção e, como resultado, seguimos como um dos Estados com menos agentes infectados”, frisou.

Em relação a operações realizadas, o apresentador Daniel de Paula relembrou as mais recentes, Operações Backdoor I e II, deflagradas nesta semana pela Polícia Civil, por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Geccor), que cumpriu 53 mandados de busca e apreensão contra de 25 pessoas físicas e 27 pessoas jurídicas em 10 cidades goianas e na capital do Estado de São Paulo.

“Essa foi a quarta operação relativa ao combate contra corrupção realizada no Ipasgo. É importante puxarmos pela memória, e lembrar que recebemos um Ipasgo quebrado, com prejuízo”, pontuou. “Agora, com o trabalho do grupo de combate à corrupção, criado no governo do Ronaldo Caiado, conseguimos bloquear mais de R$ 80 milhões em desvios, que podem, ainda, segundo avaliação dos delegados, passar da casa de R$ 1 bilhão”, contou Rodney Miranda. Ele contou que há cerca de 20 operações contra corrupção sendo realizados em todo Estado. “Este trabalho é um dos eixos mais importantes da gestão Ronaldo Caiado”.

Ao resgatar o assunto da pandemia de coronavírus durante a live, o secretário reforçou que as forças de Segurança não saíram “um milímetro” do seu trabalho normal, apesar das adaptações promovida no dia a dia para combater o vírus. “Estamos ajudando as prefeituras na questão do isolamento social, sem deixar o nosso dever constitucional”, garantiu.

Além do trabalho que está sendo feito pela polícia e bombeiros nas 246 cidades de Goiás, o titular da pasta de Segurança lembrou que a população deve fazer a sua parte. “Precisamos pensar nos entes queridos, nos amigos, todos à nossa volta, por que a única coisa que não podemos mudar é a morte. A recessão da economia é gravíssima, mas o mundo todo está passando por isso, e vamos passar e recuperar, porém as pessoas que se foram, não voltam”, lamentou.

Rodney Miranda também ratificou que a ciência e os profissionais de saúde são que definem o que deve ser feito neste momento. “No mundo todo eles dizem que ‘ou fecha ou explode [casos coronavirus]’. Não podemos pagar para ver, o preço é muito caro”.

Na reta final da entrevista, o secretário de Segurança enumerou mais ações feitas pela pasta no combate à Covid-19, como o apoio aos programas da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Policiais e bombeiros, voluntariamente, tem ajudado nas entregas de cestas básicas de alimentos, de casa em casa. Além das unidades prisionais que produziram mais de 213 mil máscaras de proteção e o trabalho da Polícia Técnico-Científica que está ajudando, também voluntariamente, a consertar respiradores, por meio do Projeto Pneuma, da Universidade Federal de Goiás (UFG).  Fonte: Secretaria de Segurança Pública