Justiça

DE ADVOGADA DA AGU À ABMCJ – SEÇÃO GOIÁS 

UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

Maura Campos Domiciana explica como uma mulher negra, filha de mãe lavandeira e pai agricultor e que teve que começar a trabalhar aos 9 anos de idade para se sustentar obteve sucesso profissional. Ela nasceu em Santa Helena de Goiás e foi criada em Jataí, onde fez o ensino fundamental e magistério, chegou a lecionar por alguns anos. 

Ela destacou que sempre sonhou alto e lutou para galgar novos postos, e viu, desde jovem que para realizar seus sonhos só tinha uma saída, a educação. E apesar da dificuldade financeira ela se dedicou e decidiu mudar para Goiânia, ingressando no curso de Direito, na Universidade Federal de Goiás- UFG, e ao mesmo tempo foi contratada na Câmara Municipal, já que tinha que se manter.

Mas, ela queria mais, e determinada prestou concurso para Assistente Jurídico e foi trabalhar em Brasília, no Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP). “Na época disseram que eu era doida, pois estava largando um emprego para me aventurar em Brasília, com salário pela metade, e eu retruquei, mas é federal”. E anos depois foi criada a Advocacia Geral da União (AGU), quando foi indicada para ser representante Judicial da  União em Goiás.

A ABMCJ-GOIÁS foi criada em 12 de maio de 1989, e neste ano comemorou 33 anos. Ressalta-se que a advogada Maura Campos Domiciana esteve à frente da entidade, desde o ano de 1994, ou seja, participou ativamente da construção, demonstrando ser conhecedora de todos os anseios das associadas e da Instituição. 

Maura destacou que atualmente seu foco é dirigir e colaborar para o crescimento e fortalecimento da ABMCJ, buscando sempre agregar e incluir as mulheres de carreira jurídica em Goiás, com uma atenção especial à violência contra as mulheres e diversidade, além de se especializar na defesa das mulheres em Crimes Raciais e Violência Obstétrica. “Quero dar voz às mulheres de diversas carreiras jurídicas do estado de Goiás”, frisou Maura. Ela, também, enalteceu o trabalho desenvolvido à frente da ABMCJ por todas as presidentes, em especial à doutora Maria José das Neves Duarte, baluarte da Instituição, e que tanto contribuiu para a ABMCJ – GOIÁS.

As eleições para a nova diretoria da ABMCJ acontece no dia 07/12/2022, e é a primeira vez que o pleito tem a disputa entre duas chapas, pois sempre foi por aclamação. Maura Campos encabeça a  Chapa União e Inclusão, que tem, também, pela primeira vez uma candidata negra e ao seu lado a vice-presidente, Desembargadora Elza Cândida da Silveira, que foi Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, e que construiu uma trajetória de muito sucesso e reconhecimento, entre as inúmeras homenagens destaca-se a comenda Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau Grande Oficial, pelo Tribunal Superior do Trabalho- TST. “As mudanças vêm do voto, que é a expressão da democracia e vontade do povo, votem na Chapa União e Inclusão”, destacou Maura. 

A Chapa é composta, também pelas advogadas Marina Junqueira, Secretária Geral; Denise Teles, Secretária Adjunta; Tesoureira: Luciene Pereira, Tesoureira Adjunta Susy Souto Maior. No Conselho Fiscal Titular: Eliza Conceição, Sueli de Oliveira e Renata Barbieri. No Conselho Fiscal Suplente: Maria Cecília Bonvecio, Maria Elisete Fayad e Edna Terezinha. E no Conselho Deliberativo: Márcia Gomes e Maria Lucilia Prudente.

A Chapa União e Inclusão têm como propostas:

1. Promover o fortalecimento interno da Entidade, bem como criar parcerias com a sociedade civil e pública nas áreas: Violência doméstica e familiar, Sessenta +;

2.Empreendedoras jurídicas Intercâmbio com Entidades nacionais e internacionais;

3. Viabilizar a produção de obras de caráter jurídico social e cultural junto às instituições de ensino jurídico;

4. Buscar facilitação de acesso a convênios exclusivos para associadas em vários segmentos do comércio no Estado;

5. Potencializar a nova geração da advocacia feminina com mentoriar;

6. Instituir a Comissão Consultiva composta pelas ex-presidentes, dando voz à história e a luta das baluartes da ABMCJ;

7. Instituição da comissão Consultiva jovem para dar voz à juventude da ABMCJ;

8. Estabelecer parcerias com Instituições de Ensino Jurídico pata potencializar interação entre profissionais de carreira jurídica e a sociedade;

Currículo:

Maura Campos Domiciana, Advogada da União, na atualidade, exercendo a Advocacia Previdenciarista (INSS), especialista em  Crimes Raciais e Violência Obstétrica, Mestranda em Direito Processual Constitucional, Pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito Previdenciário, ex-Presidente da Comissão Especial de Promoção de Igualdade Racial-CEPIR, da OAB/GO, membro consultivo da Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União- ANAJUR, Vice-presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica-ABMCJ/GO, Coordenadora Adjunta do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário- IBDP/GO e Membro da Comissão de Heteroidentificação da Universidade Federal de Goiás/UFG.

Com Valéria Carvalho – Jornalista e Advogada

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo