Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia

André Fortaleza rebate críticas durante sessão

O Presidente fez uso da tribuna para discursar sobre os ataques que sofreu nos últimos dias

Na primeira sessão ordinária da semana, nesta terça-feira, 15, o Presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, vereador André Fortaleza (MDB), que esteve afastado das atividades por conta de dengue, fez questão de discursar na tribuna para falar sobre os fatos ocorridos nas primeiras sessões do ano.

“Nós todos sabemos que no último dia 2 de fevereiro houve um embate nesta Casa, no qual estive envolvido e, hoje, estou aqui para me defender, pois nos últimos dias fui bombardeado nas redes sociais, até mesmo por colegas desta Casa, que, por oportunismo, nem sequer me deram a chance de me defender”, iniciou André, que também relatou os problemas de saúde que enfrentou na última semana.

“Gostaria de agradecer a Deus, pois passei uma semana bastante doente. Uma semana como nunca havia passado em minha vida, onde mal conseguia levantar da cama por fraqueza, o que me levou a ser internado, sob cuidados médicos, na Clínica Santa Mônica”, esclareceu o Presidente.

Em seguida, o líder da Câmara de Aparecida ressaltou que continuará sendo extremamente transparente em sua vida política.

“Como já falei, vou ser muito transparente. Água cristalina perderá para mim de tanta transparência e vou atacar os discursos hipócritas e ilusionistas dessa Casa. E quero ser tratado da mesma forma que tratarei a todos, independente de ser mulher ou homem. Aqui é um parlamento, não tem que existir diferenças”, pontuou.

Retomando o episódio envolvendo o embate do Presidente com uma parlamentar, ele afirmou que, apesar da vereadora ter mencionado nas redes sociais de que o machismo prevalecia na Câmara, não considera nenhum dos 24 vereadores como machistas e que, na verdade, são todos sensíveis  não apenas  a causa da mulher, mas especialmente ao povo.

Para o Presidente, o político tem que ter como causa primordial o povo e não apenas questões específicas como a religião, sexualidade e ideologia política. Tem que defender o povo.

Já sobre o famigerado episódio do microfone cortado na sessão do dia 02 de fevereiro, André Fortaleza explicou que  cortou a fala da parlamentar porque foi desrespeitado, tendo seu caráter questionado quando a vereadora usou o termo “carapuça serviu”, além de ter recebido insinuações sobre sua transparência, tema bastante sensível a ele.

Após, Fortaleza também esclareceu que mandou cortar cortar o microfone por se tratar de uma prerrogativa do presidente, algo que é corriqueiro em todas as casas legislativas do Brasil, seja nas esferas municipais, estaduais e no Congresso Nacional.

Sobre o rótulo de machista, misógino e outras ofensas, até mesmo de parlamentares que nunca acompanharam a vida política aparecidense, o Presidente ressaltou que isso só aumenta sua vontade de trabalhar e que em toda sua vida nunca teve um processo em seu nome para chegar a ser tratado até pela alcunha de “marginal”. Ele também cobrou  que provem que em algum momento foi misógino.

“Eu, como André Luís Carlos da Silva, e não o como presidente, tenho uma bandeira, o povo. Eu só não gosto de bandido. E, para mim, bandido não tem sexo. Temos que avaliar as pessoas pelo caráter”, manifestou.

Servidoras valorizadas

Após nominar diversas mulheres que atuam no dia a dia do legislativo, o Presidente da Câmara destacou o quanto ele valoriza as mulheres que compõe o quadro de servidores da Câmara. Afirmou que todas, por méritos próprios, tiveram o reconhecimento que merecem. Lembrou também que sempre buscou pautar sua equipe pela competência e, assim, pela primeira vez, a Câmara tem alto número de mulheres em cargos de chefia.

Destacando o bom relacionamento que tem com todas, ele lembrou que quando chegou ao posto de Presidente muitas funcionárias não tinham nem condições apropriadas de exercerem suas atividades e ele, mais do que depressa, procurou resolver o problema. Também foi  recordado que, anteriormente, muitas eram mal aproveitadas em suas funções e isso mudou em seu mandato.

“Não tenho mulher nenhuma como concorrente, como inimiga, e por isso aqui nunca haverá retaliação. Agora, sensacionalismo e oportunismo vou repudiar de todos. E espero que tenham o mesmo tratamento comigo”, cobrou.

Encerrando seu discurso, André Fortaleza lembrou que caráter e hombridade não tem preço.  Garantiu que vai vou procurar melhorar, salientando que seu anseio e vontade é de fazer uma Aparecida de Goiânia melhor para o povo como um todo.

Conselho de Ética

Ainda durante sua fala na sessão desta terça-feira, André Fortaleza confirmou que dará andamento a criação do Conselho de Ética da Câmara.

“Está passando da hora de criarmos esse Conselho e começarmos a analisar as atitudes de todos parlamentares. Parar de perder tempo com circo e começarmos a trabalhar”, assinalou.

 

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo