Artigo

Obesidade x Coronavirus

Leonardo Porto Sebba é Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica Seção Goiás

Os dias estão difíceis e há uma preocupação maior com a saúde de todos nós. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica distribuiu uma série de recomendações para profissionais e, principalmente, pacientes que já se submeteram ao procedimento cirúrgico ou que passam por acompanhamento. Como presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – seção Goiás, me sinto na obrigação de repassar essas orientações importantes, visando manter o bem mais precioso, que é a vida.

É muito importante ressaltar que pacientes bariátricos não fazem parte do grupo de risco para o COVID – 19 se estiverem com bom acompanhamento, em uso de suas vitaminas e com os exames de revisão em dia. De uma maneira geral, os pacientes que foram submetidos à cirurgia encontram-se com a saúde melhor que antes do tratamento cirúrgico, apresentando um padrão respiratório satisfatório, com controle da diabetes e da hipertensão arterial, e principalmente sem obesidade, que sabidamente é uma doença crônica que causa uma inflamação contínua do corpo com influência direta no sistema imunológico.
As recomendações feitas para toda a população em relação ao isolamento e higienização obviamente têm que ser seguidas por todos. Aconselhamos a não desfazer a rotina de acompanhamento com a equipe multidisciplinar, mas claro que nesse período deve ser por meios remotos com recursos eletrônicos.

A manutenção de uma vida saudável, com boa alimentação e atividade física, deve ser mantida, inclusive na quarentena. É preciso determinação, pois em meio a um problema de saúde mundial temos que zelar pela nossa vida, mais do que nunca. Estamos numa crise que vai passar.

Cuidado e atenção são as melhores estratégias para atingir os nossos objetivos. Vamos pensar nisso.

* Leonardo Porto Sebba é Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica Seção Goiás

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo