Aparecida de GoiâniaCulturaGoiás

Governo de Goiás anuncia pagamento de R$ 1,5 milhão a projetos contemplados pelo FAC de 2018

Recursos são um reforço financeiro, nesse momento de pandemia da Covid-19, a artistas que ainda não haviam recebido

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, anunciou, nesta sexta-feira (27/03), o pagamento de R$ 1,5 milhão a 28 projetos contemplados por editais do Fundo de Arte e Cultura (FAC), relativos a 2018. Desde o início da gestão de Adriano Baldy, em dezembro de 2019, os recursos encaminhados aos artistas e produtores culturais proponentes do FAC totalizam quase R$ 30 milhões.
Com a liberação desse recurso, são atendidos 28 projetos de literatura, teatro, circo, artes visuais, artes nas escolas, dinamização de espaços culturais, demandas culturais, cultura popular, territórios culturais, juventude e audiovisual do interior.

O secretário de Cultura destaca a sensibilidade e a ajuda do governador Ronaldo Caiado ao setor. “Em um momento delicado, tivemos a sensibilidade do governador e o repasse de mais de R$ 1,5 milhão para o pagamento do saldo do FAC de 2018 que estava em aberto. Ficaram de fora apenas aqueles com irregularidades na documentação”, esclarece o secretário.

Fomento

O Fundo de Arte e Cultura de Goiás é o principal mecanismo de fomento do Estado e um dos quatro maiores fundos de cultura do Brasil. O FAC financia e fortalece a cultura no/do interior, de norte a sul do Estado, alcança as periferias na capital e possibilita que artistas levem a cultura de Goiás para outros estados do Brasil e também em outros países.

Por meio de editais de seleção pública, lançados anualmente, o FAC possibilita que artistas, grupos e coletivos, produtores culturais e prefeituras recebam recursos diretamente do Governo do Estado para realização de projetos, nas mais diversas linguagens artísticas e áreas culturais. Os Editais do FAC também investem em novos artistas, jovens e estudantes das mais variadas formações artísticas existentes no Estado.