Aparecida de Goiânia

Equipes de fiscalização da Prefeitura fazem ronda orientativa em avenidas comerciais de Aparecida

Neste primeiro momento a fiscalização será de orientação para que os comerciantes se adequem às regras dos alvarás de funcionamento provisório, pois na segunda-feira, 04, precisam funcionar dentro do que foi estipulado na portaria 028

Após estudos técnicos e projeções estatísticas da Secretaria Municipal de Saúde, foi liberada a abertura de 24 atividades econômicas em Aparecida de Goiânia desde o dia 28 de abril. Para a reabertura, os todos os comerciantes, empresários e microempreendedores precisam cumprir regras gerais de higienização e controle, além de regras específicas de acordo com cada categoria, e também imprimir o alvará provisório de funcionamento, que é expedido após assinatura de Termo de Compromisso pela plataforma Retomada Responsável. A ferramenta está disponível para acesso em todos os meios como celular, tablet, notebook e computador.

Nesta primeira semana de flexibilização do comércio local, o Grupo Integrado de Enfrentamento ao Coronavírus tem realizado fiscalizações pontuais com o objetivo de informar os comerciantes sobre os deveres e regras que precisam sem cumpridas para a reabertura responsável. “A regra da Prefeitura é pelo isolamento e distanciamento social para conter a transmissão do Coronavírus em nossa cidade e assim termos uma curva abaixo da média, tendo condições de atender os pacientes infectados nos leitos que disponibilizamos no HMAP e hospitais conveniados. Mas com os estudos técnicos vimos que havia a possibilidade de flexibilizar, só que os comerciantes e empreendedores municipais precisam atender rigorosamente as regras de cada alvará”, salientou o secretário da Fazenda, André Luis Rosa.

O secretário ainda explanou que caso não cumpram e observemos aglomeração, ou se chegarmos aos 70% de ocupação dos leitos, vamos reescrever a portaria, fechando tudo novamente. “Nosso objetivo é salvar vidas”, esclareceu. Nesta quinta-feira, 30, seis equipes percorrem ruas e avenidas comerciais da cidade focando na orientação. O grupo é formado por membros das secretarias da Fazenda, Mobilidade e Defesa Social, Regulação Urbana (Postura e Edificações), Procon, Guarda Civil Municipal, Grupo de Gestão Integrada do Município (GGIM) e Vigilância Sanitária.

“Além das vias principais como Igualdade, Tropical, Santana, Independência e outras, vamos percorrer o interior dos bairros para verificar prontamente e orientar os comerciantes, funcionários e empresários de que precisam estar de acordo com as regras do alvará provisório de funcionamento. E na segunda-feira, 04, vamos fiscalizar de forma total e se não estiverem cumprindo, será solicitado o fechamento até que se adequem”, comentou o comandante da GCM, Weber Júnior.

Caso a população flagre alguma irregularidade podem denunciar pelos telefones: telefone/WhatsApp 3545-5992, e telefones 3545-5901 e 153. “Nosso intuito é fazer cumprir as portarias e recomendações do município para evitar aglomeração de pessoas, orientando comerciantes, empresários e trabalhadores para evitar a transmissão do coronavírus em Aparecida”, sublinhou novamente o comandante da GCM, Weber Júnior.  Fonte: Daniela Ribeiro

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo