Aparecida de GoiâniaEsporte

Atletas do Aparecida Compete conquistam títulos em competições internacionais

Programa oferece auxílio financeiro para atletas de alto rendimento

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, atua na promoção da cidadania por intermédio do fomento da iniciação esportiva e no aperfeiçoamento de atletas de alto rendimento. O Programa Aparecida Compete – criado por meio da Lei Municipal 3.388/2017 – é voltado para esportistas que representam o município em competições regionais, nacionais e internacionais, em modalidades olímpicas e/ou paraolímpicas.

O benefício municipal contempla hoje mais de 300 atletas de alto rendimento, com bolsa-auxílio que varia de R$ 800 a R$ 3,5 mil. Para receber o benefício o atleta deve morar há dois anos na cidade, ser convocado pela federação de sua modalidade esportiva, e enquadrar no regulamento do programa.

“O Aparecida Compete auxilia atletas de alto rendimento em despesas com transportes, alimentação e hospedagem. Além disso, é um incentivo que fomenta a formação educacional e social dos atletas da nossa cidade”, destacou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Aparecida, Gerfeson Aragão.

A atleta de bicicross Maria Eduarda Dornelas, 16 anos, é uma das beneficiadas pelo programa. No último dia 13, a adolescente conquistou o título de vice-campeã no Campeonato Pan-Americano de MBX 2021. A competição foi realizada em Lima, capital do Peru. Recentemente, foi consagrada como campeã do Campeonato Brasileiro de BMX Racing 2021, na categoria feminino, em São Paulo.

A atleta visitou a Cidade Administrativa Maguito Vilela nesta sexta-feira, 19, e foi recebida pelo prefeito em exercício Vilmar Mariano. “No dia 9 de novembro embarquei para o Peru e nos dias 13 e 14 participei de seis competições. Conquistei o primeiro lugar no Pan-Americano e o terceiro lugar no Sul-Americano. E, em São Paulo, ganhei em primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Bicicross. São títulos importantes que trago para o meu estado e minha cidade. Meu foco agora é preparar ainda mais para subir de categoria no próximo ano”, afirmou Maria Eduarda.

Durante visita, Vilmar Mariano parabenizou a atleta e afirmou que o município vai continuar investindo no esporte. “Fico muito feliz com nossos atletas se destacando e conquistando vitórias nacionais e internacionais. A Maria Eduarda é exemplo de dedicação, treinamento e do bom investimento do Aparecida Compete. Vamos continuar incentivando e dando todo apoio necessário”.

Na próxima semana, será a vez do atleta de Takekwondo Patrik Cardoso representar o município nos Jogos Pan-Americanos da Juventude 2021. O campeonato será realizado de 25 de novembro a 5 de dezembro, em Cali, na Colômbia. O jovem também é beneficiário do Aparecida Compete. “Minha expectativa para os jogos é muito grande. Estou na preparação a algum tempo, seguindo os treinamentos, graças também ao auxílio do Aparecida Compete, que é de extrema importância para o custeio. Além disso, treino também no Estação Cidadania Esporte, que é um centro de treinamento de alta performance, então auxilia demais. E, claro, com certeza vamos fazer história”, afirmou o atleta, campeão do Jogos Universitários Brasileiros (JUBS 2021), realizado em Brasília.

Estação Cidadania-Esporte – administrado pelo município, o local é voltado a prática esportiva de alto rendimento no Estado de Goiás. O espaço tem capacidade de atender mais de mil pessoas em dezenas de modalidades esportivas, como esgrima, handebol, boxe, jiu-jitsu, capoeira, ginástica, levantamento de peso, taekwondo, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquete, judô e atletismo.