GoiâniaSaúde

Trabalhadores de três Centros de Saúde da Família começaram a ser vacinados

A meta é aplicar 201 doses até o fim da tarde deste primeiro dia de vacinação com a Oxford/AstraZeneca. Todos que compõem as equipes dos Centros de Saúde receberão o imunobiológico. Desde o início da vacinação em 19/1, já foram aplicadas 7.611 doses da vacina Coronavac em trabalhadores da saúde e idosos institucionalizados em Goiânia

Foi iniciada nesta terça-feira (26/1) a vacinação dos trabalhadores de saúde da Atenção Primária em Goiânia com as doses do laboratório AstraZeneca em parceria com a Fiocruz. No período da manhã, a Secretaria de Saúde (SMS) iniciou as ações no Centro de Saúde da Família Ville de France (CSF), onde foram vacinadas 31 pessoas, já no CSF da Vila Redenção serão aplicadas 30 doses. No CSF Parque Amazônia a ação segue até o encerramento das atividades na unidade às 19h, onde 140 pessoas receberão o imunobiológico.
“Nós da Estratégia de Saúde da Família, da Atenção Primária. trabalhamos de frente com casos suspeitos e confirmados da Covid-19, então é um alívio, uma sensação de gratidão receber essa vacina”, comenta a enfermeira Thais Noleto de Carvalho,  que trabalha desde 1998 na Estratégia de Saúde da Família e há 3 anos no CSF Ville de France. Ela foi a primeira a receber a dose da vacina AstraZeneca na manhã desta terça-feira (26/1).
A diretora de Vigilância Epidemiológica Grécia Carolina Pessoni acompanhou a vacinação no CSF Ville de France. “Com as 22 mil doses da vacina Oxford/ AstraZeneca que recebemos nesta segunda-feira (25/1), iremos vacinar também todos os trabalhadores da Atenção Primária. Equipe clínica, de enfermagem, pessoal administrativo, equipe da limpeza, todos que compõem o serviço das unidades”, afirma Grécia.
Para os critérios de vacinação, a SMS segue as  prioridades citadas nos anexos I e III do Informe Técnico do Ministério da Saúde onde está prevista a vacinação exclusiva  para todos os trabalhadores de instituições de saúde e não somente os que estão na linha de frente do combate à Covid-19. Sendo eles de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (Siate), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Consultórios/ Laboratórios.
Dentro dos grupos prioritários estão os trabalhadores das 81 unidades da Atenção Primária de Goiânia. São aproximadamente 5 mil profissionais que atuam nas 59 Unidades de Saúde da Família (USF) e nos 22 Centros de Saúde da Família (CSF).

Balanço
Goiânia recebeu 30 mil doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e 22 mil doses da vacina Oxford/ AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz.
Desde o início da vacinação na capital, no dia 19 de janeiro, até esta segunda-feira (25/1), já foram vacinados 6.865 trabalhadores da saúde das unidades hospitalares de enfrentamento da Covid-19 e 746 em idosos institucionalizados. Isso significa que já foram aplicadas 7.611 doses vacina Coronavac. A SMS ainda possui 22.549 doses da vacina Coronavac. O objetivo é aplicar a primeira dose do imunobiológico em até três semanas, já a segunda dose está prevista para ser iniciada a partir do dia 8 de fevereiro. A vacinação com as doses da Oxford/ AstraZeneca começou nesta terça-feira (26/1).

Rafaela Anjos, da editoria de Saúde