Aparecida de GoiâniaPolítica

Senador Vanderlan Cardoso elogia perfil de Gustavo: “É uma grata surpresa”

Em live no Instagram, o parlamentar e o prefeito traçaram um panorama do combate à Covid-19 em Aparecida, que acaba de anunciar linhas de crédito de suporte ao setor produtivo

Gustavo Mendanha está sempre inovando na administração e é, hoje, um dos primeiros prefeitos a oferecer recursos para socorrer o setor produtivo nesta crise da Covid-19. A avaliação é do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), que comemorou nesta quinta-feira (30) quando Gustavo anunciou o lançamento de linhas de crédito para micro e pequenos empresários a juro zero, subsidiados pela Prefeitura de Aparecida numa iniciativa inédita.

“Você, Gustavo, tem sido motivo de muitos comentários positivos. É uma grata surpresa para todos nós”, declarou Vanderlan. O senador e o prefeito de Aparecida conversaram ontem por quase uma hora numa live transmitida pelo Instagram de Gustavo Mendanha.

Gustavo adiantou que a Prefeitura de Aparecida está dialogando com instituições financeiras para fechar os detalhes do pacote de auxílio ao empresários locais. O benefício será concedido às micro e pequenas empresas que estiverem adimplentes. Elas geram cerca de 53% dos postos de trabalho da cidade, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Vanderlan tem sido um dos congressistas mais próximos da gestão Gustavo Mendanha. Além de viabilizar a interlocução da Prefeitura de Aparecida com o governo federal em Brasília, o senador, que é empresário do ramo alimentício, doou 300 máscaras de proteção facial para a Secretaria de Saúde de Aparecida. “Foi uma satisfação enorme contribuir com Aparecida”, disse.

Pragmatismo na flexibilização

Durante a live, Vanderlan vaticinou que Gustavo “vai chegar a ser governador do Estado de Goiás”. O parlamentar elogiou a postura que o prefeito de Aparecida tem adotado na condução da crise do novo coronavírus. Além de abrir 90 novos leitos no Hospital Municipal de Aparecida (Hmap) para tratamento prioritário da Covid-19, a atual gestão ampliou recentemente de 25 para quase 300 a capacidade de testes semanais de casos suspeitos de coronavírus.

A Prefeitura de Aparecida continua recomendando o isolamento social. Numa medida de exceção amparada por estudos técnicos da Secretaria de Saúde, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus decidiu liberar, nesta semana, a reabertura de 84% das atividades econômicas de Aparecida. A fiscalização nos comércios foi reforçada.
O prefeito Gustavo Mendanha manifestou preocupação com uma possível elevação na curva de contágios e disse que, se isso acontecer, o comércio pode ser fechado novamente. Ele ressaltou: “É importante todos nós nos conscientizarmos da importância da prevenção para que a Covid-19 não se espalhe em Aparecida de Goiânia”. A cidade registra hoje 50 casos confirmados, dos quais 33 são de profissionais da saúde.

Capacidade de conciliação

Gustavo e Vanderlan traçaram um panorama das medidas anti-coronavírus adotadas por governadores dos estados mais populosos do Brasil. Eles citaram, por exemplo, as providências tomadas em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Vanderlan relacionou o cenário de Aparecida com as cidades mais exitosas, até agora, no controle da pandemia. Para o senador, grande parte desse resultado se deve à capacidade de conciliação de Gustavo Mendanha.

Vanderlan acrescentou que é conversando que se chega ao ponto de equilíbrio. “E, nesse sentido, Aparecida hoje é referência no estado de Goiás e em nível nacional”, analisou ele. Ex-prefeito de Senador Canedo, ele afirmou que Gustavo Mendanha está num dos cargos mais gratificantes. “A função de prefeito é ímpar, porque proporciona a oportunidade de melhorar a vida de milhares de pessoas. Me orgulho muito por já ter sido prefeito”, concluiu o senador.