Cidades

SDU inaugura mais uma praça – já são 145

Nesta terça-feira 27 às 17h o prefeito Vilmar Mariano (Patriotas) e o secretário Aldivo Araujo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) entregaram mais uma praça à população de Aparecida de Goiânia.

Amigos de longa data, prefeito Vilmar e o secretário Araújo trabalham por Aparecida

A praça foi inaugurada em homenagem a um dos nomes mais tradicionais do Jardim Alto Paraíso, Miguel Frutuoso Duarte. De família tradicional da região e bastante conhecido do atual prefeito, Miguel teve o nome emplacado devido aos grandes serviços prestados a comunidade daquela região. A relevância de se tomar o nome de pessoas como Miguel, é de fundamental importância para a memória de nosso município, afirmou o prefeito Vilmar durante seu discurso. A praça conta com vários equipamentos para Lazer de crianças e adultos tais como academia a céu aberto, campo de futebol iluminado, além de pista para caminhada.

HISTÓRICO

Miguel Frutuoso Duarte nasceu em Pedra Branca – CE, em 01 de fevereiro de 1949 vindo a falecer em 11 de outubro de 2009 em Aparecida de Goiânia. Tronou-se conhecido por contribuir de forma direta no soerguimento do bairro Alto Paraíso. Em sua trajetória atuou como líder social, presidente da associação do bairro onde também atuou como tesoureiro. Sendo um dos poucos moradores que possuía carro, Miguel colaborava com os moradores da região transportando para hospitais pessoas doentes e mulheres grávidas. É dele a iniciativa de levar a base militar para o bairro. “Essa homenagem é pequena para o grande homem que foi Miguel, mas seu nome fica gravado nessa praça em virtude da sua colaboração com Aparecida”, enalteceu o prefeito durante sua fala.

Ainda durante o discurso de inauguração, Vilmar prometeu construir um parque com vários equipamentos e grande infra-estrutura para servir a população do Jardim Alto Paraíso. Segundo o prefeito será uma obra de “primeiro mundo contando com dois espelhos d’água, coisa nunca visto em Aparecida” prometeu.

Sobre o excesso de vandalismo que ocorre nas praças, Vilmar reconhece que essa é uma situação difícil, “mas temos que continuar incentivando as pessoas que moram no entrono desses equipamentos públicos para que colabore com a prefeitura. As praças são feitas com dinheiro público e cabe também ao cidadão colaborar com a vigilância desses equipamentos”, comentou.

Já o secretário responsável pela entrega da obra, Aldivo Araujo confirma que já são 145 praças construídas nas gestões do ex-prefeito Gustavo Mendanha e o atual Vilmar Mariano, e que essa é a quinta praça que a SDU entrega para a população durante sua gestão frente a secretaria. Aldivo acrescentou que as praças construídas em “sua administração foram as dos bairros: Colina Azul, Jardim Tiradentes, Estrala do Sul, Setor Tocantins e essa aqui, que é a quinta e já estamos com a sexta praça construída no Jardim Elvécia pronta para ser inaugurada”.

Para o secretário Aldivo a praça do Alto Paraíso atende a vários bairros da região, principalmente por causa da escolinha de futebol do professor “Bolacha”, que toca um projeto de futebol para crianças na região, “isso torna o projeto de grande importância para população, uma vez que tudo isso atende as famílias de forma a iniciar essas crianças no caminho certo da vida”, comentou.

ESCOLINHA DO BOLACHA

João Lima dos Santos, mais conhecido como “Bolacha” dá aulas de futebol para criança há 19 anos na região e seu projeto está ligado a Secretaria de Esportes de Aparecida. Para ele a importância da escolinha vem de encontro com a necessidade de tirar as crianças da linha de risco social na medida em que são envolvidas pelo esporte.

A escolinha do bolacha – como é chamada – revela talentos e causa o entretenimento saudável além de alimentar nessas crianças o desejo de vencer pelo esporte como é o caso do pequeno e talentoso Ezequias Junior de nove anos que quer ser profissional, inclusive fez um golaço de falta durante a festa de inauguração do campo iluminado.

Ezequias tem nove anos e muitos sonhos

Para o pequeno Ezequias, que possui um olhar ainda verde para o futuro assim como toda uma população de crianças, essa é uma oportunidade de exercer a estimulação lúdica causada pelo poder que possui o futebol e suas oportunidades.

Ezequias em cobrança de falta. Golaço do menino que sinhá ser um grande jogador

Nesse sentido, o Prefeito Vilmar e o secretário Aldivo procuram através do entretenimento para crianças e adultos, cumprir a função social de oportunizar a todos os bens sociais advindos como compensação gerada pela tributação municipal.

Crianças da escolinha do Bolacha. 19 anos de trabalho social com a garotada.