Goiânia

Portal Conexão Escola traz cultura popular e brincadeiras tradicionais

Ferramenta desenvolvida pela SME proporciona fácil acesso para educandos e familiares por meio da internet

O Portal Conexão Escola, plataforma desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), teve atualização semanal publicada na manhã desta segunda-feira, 4/4. O material contempla cinco temáticas pertinentes ao período da pandemia incluindo, entre outros temas, patrimônio cultural brasileiro, terremotos no Brasil e surgimento do teatro. A ferramenta proporciona fácil acesso para educandos e familiares por meio da internet.

A semana começa cheia de novidades pedagógicas cujas atividades podem ser realizadas com a participação da família. Que tal conhecer brincadeiras que fazem parte da cultura popular? São brincadeiras tradicionais que fazem parte da história de um povo e já passaram por várias gerações, como o jogo “Cinco Marias” ou o “Jogo das Pedrinhas”. A história e curiosidades sobre as brincadeiras são trabalhadas no portal, inserindo-as no desenvolvimento escolar do educando.

O portal também estimula o aluno a movimentar o corpo através da atividade da estátua. A intenção é explorar ao máximo todas as posições corporais, buscando sempre fazer algo bem diferente. Na atividade, quando a música começa, o praticante pode dançar livremente e, quando o som para, fazer uma pose criativa na posição de estátua.

Além de relaxar e se divertir aprendendo com essas brincadeiras, é hora de entender como consumir com consciência, pensando e analisando o que é necessário e dispensável. Ainda nas temáticas inseridas, o educando tem acesso à atividade sobre qual a importância dos Jogos Olímpicos. O objetivo é tentar promover a paz no mundo, além de estimular o diálogo com a família sobre esse tema.

Na área de Educação Ambiental, a atualização semanal aborda o desperdício doméstico com o consumo exagerado de água, energia, alimentos e outros produtos; importância da água e como o cerrado é fundamental para sua manutenção no Brasil e coleta seletiva. Curiosidades sobre o Sol da Meia noite, como utilizar o Google Maps, e estímulo sobre o que move seus sonhos e acreditar no seu potencial também são inseridos no material disponibilizado na primeira semana de maio.

O conteúdo completo está disponível na Plataforma Conexão Escola, distribuído entre diferentes etapas, de acordo com cada ciclo. Todos podem acessar e explorar as diversas atividades propostas.

 

Proposta Portal Conexão Escola

Alunos e familiares contam com o apoio pedagógico complementar da Plataforma Conexão Escola desde (22/04). O objetivo é manter uma rotina de desenvolvimento e estudo a partir das competências e habilidades em consonância com o DC-GO Ampliado. O Portal trabalha a conectividade através de atividades complementares construídas a partir de Eixos Temáticos pertinentes nesse tempo de pandemia.

Seguindo as determinações das autoridades estaduais, as aulas seguem suspensas até o dia 30 de maio e, até lá, os alunos da Rede Municipal contam com duas opções de atendimento virtual, o Portal Conexão Escola e o Chatbot SME. Em breve, será disponibilizado mais uma opção de atividades em canais de televisão aberta. Para acessar a Plataforma Conexão Escola, basta clicar no link a seguir e explorar o conteúdo a vontade (www.sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/).   Fonte: Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo