Aparecida de GoiâniaCidades

Mais de 50 mil moradores da região leste serão beneficiados na retomada do Prefeitura em Ação

A 25ª edição do programa ocorrerá nos dias 03 e 04 de dezembro no setor Santa Luzia e região; ao todo 13 bairros serão contemplados

Por Rackel Vieira

Suspenso desde março do ano passado, devido à pandemia, o programa Prefeitura em Ação será retomado a partir de dezembro nos bairros de Aparecida de Goiânia. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Integrada, considera o momento favorável para o retorno do programa, devido ao avanço da vacinação e ao cenário atual dos indicadores da COVID-19.

“Com a melhora no cenário da pandemia, decidimos retomar o programa Prefeitura em Ação, mas de forma segura, tomando todos os cuidados. O programa não terá exigência de número de pessoas presentes mas deverão circular obrigatoriamente com máscara. Além disso, haverá disponibilidade de álcool em gel em todos os stands”, salientou o Coordenador do Programa, Júlio Lemos.

Na retomada do programa, a 25ª edição do Prefeitura em Ação, ocorrerá nos dias 03 e 04 de dezembro no setor Santa Luzia e região. Mais de 50 mil moradores de 13 bairros serão beneficiados direta e indiretamente nesta edição. Entre os setores contemplados estão os bairros Santa Luzia, Tocantins, Jardim Trindade I, II, e III, Jardim Olímpico I e II, Chácara Bela Vista, Parque Flamboyant, Parque São Jorge, Jardim Buritis e Jardim Pomares.

Segundo o secretário de Ação Integrada, Vanilson Bueno, o programa visa oferecer maior comodidade para a população ao buscar um serviço público. “Durante toda a semana a região do Santa Luzia será beneficiada com trabalhos de limpeza e infraestrutura, e na sexta e sábado, o projeto levará mais de 130 tipos de serviços públicos, de forma gratuita”, destacou.

Quando foi planejado nos primeiros meses de 2017 pela gestão que assumia o comando de Aparecida de Goiânia, o mutirão Prefeitura em Ação tinha a intenção de levar todos os serviços da administração e outros, ao mesmo tempo, para perto da população de forma ágil e gratuita. A primeira edição aconteceu em junho de 2017 e a última, antes da pandemia, no dia 07 de março, com a 24ª edição.

Força-tarefa

Durante uma semana, entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro, centenas de servidores da prefeitura realizarão diversas ações de limpeza, manutenção e infraestrutura na região beneficiada com o Prefeitura em Ação. Serão feitas roçagem de lotes baldios, remoção de entulhos, poda de árvores, revitalização da sinalização de trânsito, troca de lâmpadas, limpeza de bueiros, combate à dengue nos comércios e residências dos bairros contemplados e outros serviços, melhorando a qualidade de vida dos moradores.

Mutirão de atendimento

Para fechar a semana de trabalhos nos bairros, será realizado o mutirão de atendimentos, na sexta (03) e sábado (04), na Escola Municipal Jardim Olímpico II, situada na Avenida X-60, no Setor Tocantins. Na estrutura montada no local serão oferecidos gratuitamente à população, emissão de documentos, exames oftalmológicos, avaliação nutricional (IMC), emissão e atualização do cartão sus, jurídico, encaminhamento de empregos, inscrição de cursos de qualificação, emissão de Cartões PCD e Idoso, serviços previdenciários do INSS, atualização de programas sociais como o Bolsa Família, orientações do Procon, além dos demais serviços disponibilizados pela administração municipal.

Em parceria com o Instituto Ana Hickmann, os participantes contarão com corte de cabelo masculino e feminino, escova, hidratação, esmaltação, manicure e pedicure, design de sobrancelha e maquiagem. As crianças terão atividades recreativas e diversos brinquedos à disposição como tênis de mesa, pebolin, dama, dominó, esculturas de balões, pintura no rosto, pintura com giz cera e lápis de cor, oficina de dobraduras, pipoca e algodão doce.

Preservação do Meio Ambiente

Exclusivamente nesta 25ª edição, haverá um trabalho de conscientização sobre a importância da Preservação do Meio Ambiente, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Nos dois dias de atendimento agentes da SEMMA farão recolhimentos de materiais recicláveis, eletrônicos e pilhas descartáveis no stand da secretaria. A população vai contar também com distribuição de mudas do cerrado e frutíferas, além de troca de lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas LED, que são mais econômicas. O interessado terá que levar a conta de energia e um documento com foto para a troca.