Aparecida de Goiânia

“Maio Amarelo” visa conscientizar condutores de veículos em Aparecida

Com o tema “Juntos Salvamos Vidas” foi lançada na manhã desta terça-feira,3, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela, pela Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), a campanha de conscientização Maio Amarelo. Durante a solenidade, várias autoridades destacaram a importância da educação para um trânsito melhor.

O prefeito Vilmar Mariano ressaltou que a população conhece as leis de trânsito, mas que muitos condutores de veículos e pedestres ainda insistem em desrespeitá-las.

“Todo mundo sabe que não pode consumir bebida alcoólica e dirigir, sabe que não pode falar ao celular enquanto dirige, sabe que tem que parar na faixa de pedestre, sabe que o uso do cinto de segurança é obrigatório. O que falta é conscientização e isso será alcançado com campanhas educativas como a do Maio Amarelo e com a participação de todos”, enfatizou.

Ainda de acordo com Vilmar Mariano, a mobilidade urbana melhorou muito nos últimos anos em Aparecida, com pavimentação asfálticas e construção de novas vias. O gestor, porém, lembrou que é impossível colocar um agente em cada esquina para fiscalizar o trânsito. Pediu que cada condutor faça sua parte e se colocou à disposição para aumentar o efetivo da SMTA.

Aparecida de Goiânia Maio Amarelo
Prefeito Vilmar Mariano lembrou que a responsabilidade no trânsito é de todos (Foto: Wigor Vieira)

“Temos mais de 350 mil veículos em nossa cidade e nosso quadro de agentes infelizmente é pequeno. Vamos realizar estudos técnicos para verificar a possibilidade de lançarmos um concurso público no ano que vem, mas é fundamental que cada um dê sua contribuição, dirigindo com responsabilidade e respeitando os mais vulneráveis que são os pedestres e motociclistas”, pontou o prefeito de Aparecida de Goiânia.

Leia também:

Sérgio Carvalho Cândido, que é secretário executivo de Trânsito e Mobilidade, destacou que as ações previstas no Maio Amarelo serão realizadas através de blitzen educativas com distribuição de material educativo e, ainda palestras em escolas e empresas.  “Se respeitarmos às leis e tomarmos cuidados, vamos salvar muitas vidas. Nosso objetivo não é penalizar e sim despertar a conscientização de que é possível construirmos um trânsito melhor”, disse.

Em Aparecida, segundo a SMTA, as infrações mais registradas são excesso de velocidade, falar ao telefone enquanto dirige e deixar de usar o cinto de segurança.

Parcerias

O Maio Amarelo, que é uma campanha nacional, conta com a participação de vários órgãos ligados ao trânsito. O chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Goiânia, Ivan Sousa e Silva, reforçou que a união é fundamental para que redução da violência no trânsito. “É hora de unir forças e trabalharmos juntos em busca de resultados positivos. A intenção é de que até 2030, conforme o Governo Federal, possamos reduzir em 50% o número de acidentes e mortes. Para isso, precisamos intensificar a educação e fiscalização, mas também são fundamentais os investimentos em infraestrutura”, lembrou o representante da PRF.

Participaram ainda representantes da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), Ministério Público (MP), Guarda Civil Municipal (CGM), Câmara Municipal de Vereadores entre outros.

Maio Amarelo

Lançado há nove anos, o Maio Amarelo deve ser realizado, conforme prevê o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) em todo território nacional. Parceiros da iniciativa CNT Sest/Senat e Senatran disponibilizam todo material de forma gratuita para sociedade se engajar na causa. O interessado pode baixar posts, banners, faixas, cartazes, outdoors e busdoor. Também é permitido incluir marca ao material de divulgação da campanha.

Campanhas

Cronograma

03/5 – Blitz Escola Municipal Deraldo Lisboa, às 16h

04/5 – Blitz Escola Municipal Jardim Olímpico, às 16h

05/5 – Blitz Unifan, às 11h30 e 17h30h

09/5 – Escola Municipal Caraíbas, às 16h30 e 18h30

10/5 – Escola Municipal Adelino Ariani, às 16h30 e 18h30

16/5 – Blitz Avenida Independência, às 8h

18/5 – Palestra com motoristas , no Anfiteatro Municipal, às 8h

17 a 20/5 – Stand no Aparecida Shopping

19/5 – Blitz Av. Igualdade, às 8h

20/5 – Ação educativa no Anel Viário, às 8h

23/5 – Blitz Av. Rio Verde, às 8h

24 e 25/5 – Stand no Buriti Shopping

25/5 – Blitz Av. Geraldo Padeiro, às 8h

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo