Aparecida de Goiânia

Saúde realiza campanha com foco na prevenção das infecções sexualmente transmissíveis

Serão realizadas ações educativas e testagens por toda a cidade para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado para as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) durante todo esse mês. A expectativa da pasta é a de realizar cerce de 4 mil testes rápidos. Equipe do CTA está nesta semana no Parque da Família

A Superintendência de Vigilância em Saúde e o Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida realiza, ao longo deste mês de fevereiro e por toda a cidade, a “Campanha de Carnaval 2022” para alertar a população sobre a importância da prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). O foco das ações está na ampliação da testagem rápida para essas doenças e também na educação em saúde, prevenção com uso de preservativos e tratamento adequado dos infectados. O CTA itinerante estará nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17 de fevereiro, das 8h às 20h, no Parque da Família que fica na Avenida Independência, no Setor Village Garavelo, onde serão feitos testes e ações de conscientização.

“Além de desconstruir preconceitos sobre o tema e conscientizar sobretudo os jovens, nessa Campanha nossos profissionais vão Intensificar as ações de testagem para diagnóstico precoce de HIV/Aids, sífilis e hepatites virais na população em geral, gestantes e parcerias sexuais, vão também reforçar as ações de educação em saúde quanto às informações sobre essas doenças e orientar as pessoas quanto à importância do uso do preservativo, do diagnóstico precoce e do devido acompanhamento profissional para os pacientes”, informa a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro.

A coordenadora do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais, Daniele de Oliveira Prates, salienta que estudos científicos de 2016 já apontavam que “os jovens brasileiros usam muito pouco os preservativos, como a camisinha, até mesmo para evitar a gravidez indesejada, e o uso dessa proteção é a melhor maneira de se evitar que o vírus da AIDS seja transmitido durante a relação em até 94% dos casos. Além disso, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), realizada nas escolas de todo o País com adolescentes de 13 a 17 anos, reforça esse cenário preocupante ao apontar que 38,8% dos alunos não usaram preservativos em sua primeira relação sexual. Por tudo isso, iniciativas como a dessa Campanha são fundamentais”.

Teste importante para todas as pessoas

Nesse sentido, a coordenadora reforça a importância da testagem: “Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar os testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis, hepatites B e C, que são essenciais para a ampliação do acesso da população aos diagnósticos precoces e aos tratamentos. O teste fica pronto em trinta minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial, e temos testagem rápida e preservativos gratuitos disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A atenção integral às pessoas com IST e às parcerias sexuais, no momento adequado e oportuno, interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções e melhora a qualidade de vida das pessoas”.

Nesse sentido, a coordenadora interina de Vigilância Epidemiológica, Dayanne Priscylla Caparroz, acentua que “é fundamental orientar toda a população sobre a prevenção e a transmissão dessas infeções, os sinais e sintomas e a necessidade de atendimento em uma unidade de saúde, bem como da importância de se evitar contato sexual até que a parceria seja tratada e orientada”. Ela frisa que o Brasil tem registrado, anualmente, uma média de 39 mil novos casos de AIDS nos últimos cinco anos.

A respeito da prevenção, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Fabíola Luz, relata que “Aparecida de Goiânia coloca à disposição da população estratégias e tecnologias avançadas para a prevenção à infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP), além de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e realizar ações específicas para populações-chave para resposta ao HIV, tais como os trabalhadores do sexo, as pessoas privadas de liberdade e usuários de álcool e outras substâncias, dentre outros”.
Onde e quando se testar

Na mobilização, a Secretaria de Saúde realizará atividades por toda a cidade conforme a programação abaixo. De 5 a 12 de fevereiro, já foram enviados kits para todas as Unidades de Saúde contendo preservativos masculinos, adesivos e cartazes e a pasta participou das ações da “Assistência Social Itinerante” da Prefeitura com a realização de testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis para a população geral, gestantes e parcerias sexuais.

Campanha de Carnaval 2022

  • 15, 16 e 17/fevereiro das 8h às 20h no CTA Itinerante na Praça da Família.
    Realização de atividades de educação em saúde e de testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis para a população em geral, gestantes e parcerias sexuais que tenham interesse;
  • 18 e 19/fevereiro no “Prefeitura em Ação” no Bairro Cardoso.
    Realização de atividades de educação em saúde e de testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis para a população em geral, gestantes e parcerias sexuais que tenham interesse;
  • 21, 23 e 24/fevereiro das 12h às 22h no CTA Itinerante na Região dos Motéis.
    Realização de atividades de educação em saúde e de testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis para a população em geral, gestantes e parcerias sexuais que tenham interesse;
  • Ao longo do mês serão realizados testes rápidos de hepatites B e C, HIV sífilis em diversos locais tais como nas residências terapêuticas Tribo de Judá e Vale Azul; nas empresas Flex Base e Móveis Andrade e nas clínicas Cedine e Meta Hospitalar.
  • Durante todo o mês de fevereiro serão intensificadas as testagens para HIV, sífilis, hepatites B e C em todas as Unidades de Saúde que realizam esses serviços, de acordo com as possibilidades de cada uma, através da oferta dos testes a todos os pacientes que comparecerem a esses locais.

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo