Governo

Governador destaca importância do trabalho social desenvolvido em Goiás durante quarentena

Durante live, Caiado elogiou a forma como as cestas básicas foram entregues aos goianos que vivem em situação de vulnerabilidade e prestou conta das ações em andamento em outras áreas, como Saúde, Economia e Educação

Em sua live diária, veiculada no final da tarde desta quinta-feira, dia 30, o governador Ronaldo Caiado destacou a importância do trabalho social que tem sido desenvolvido em Goiás durante a crise do coronavírus. “Essas mulheres conseguiram fazer Goiás ser referência no transporte de cestas básicas e, também, na maneira como elas foram distribuídas, mostrando respeito com cada cidadão”, afirmou, ao se referir às ações conjuntas coordenadas pelas titulares da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia; da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Caiado; e pela presidente do Gabinete de Políticas Sociais e primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado.

Aniversariante do dia, Gracinha, aliás, também participou do bate-papo com o governador e com o jornalista do Sistema Brasil Central de Rádio, Daniel de Paula. Segundo ela, o resultado positivo alcançado foi possível graças a participação de outros núcleos do governo, como Emater, secretarias estaduais de Agricultura Pecuária e Abastecimento; de Esporte e Lazer; polícias militar e civil, e Corpo de Bombeiros, além de voluntários de todo o Poder Executivo. Vale lembrar que Caiado editou um decreto permitindo que servidores públicos possam atuar como voluntários nas frentes humanitárias criadas para auxiliar as famílias goianas que vivem em situação de vulnerabilidade.

Ao ressaltar a solidariedade da população do Estado, que numa primeira etapa pode ser traduzida na imagem de um Goiânia Arena lotado de doações, Gracinha ainda falou de um cálculo que sempre tem feito e que, se concretizado, vai garantir uma cota extra de tranquilidade para as pessoas mais carentes, durante a pandemia do coronavírus. “Somos mais de 7 milhões e 200 mil habitantes e, pelo levantamento que realizamos, pouco mais de 2 milhões estão em situação de vulnerabilidade. Se cada um dos 5 milhões de goianos estáveis doar uma cesta básica, conseguimos passar por essa crise, sem deixar ninguém para trás, o que é nosso objetivo”, frisou.

A primeira-dama ainda informou que ontem começaram as entregas nos assentamentos e que o trabalho de arrecadação, e de distribuição da doação “casa a casa”, evitando aglomerações e cuidando da segurança de voluntários e beneficiários, continua nos próximos dias.

Pauta

Durante a entrevista, que durou pouco mais de meia hora, Ronaldo Caiado também falou sobre as ações em andamento nas áreas da Saúde e da Economia, que têm o intuito de mitigar os efeitos da crise sanitária. O gestor informou os números mais recentes que envolvem a Covid-19 em Goiás: 781 casos confirmados e 29 óbitos. Os municípios com mais registros são: Goiânia, Aparecida e Anápolis.

O chefe do Executivo de Goiás comentou, ainda, sobre a reunião que teve com o ministro da Saúde, Nelson Teich, e com os demais governadores do Centro-Oeste. O encontro esteve sustentado, principalmente, em três pautas: continuação de pagamento do governo federal pelos leitos habilitados nas unidades federativas; transferência de equipamentos, como ventiladores e monitores, de acordo com o mapa epidemiológico do País, mas também em consonância com aquelas regiões que tomaram a iniciativa de implantar as medidas preventivas rapidamente; e a possibilidade de Estados acolherem pacientes de outras localidades, caso tenham leitos disponíveis.

No contexto econômico, Caiado lembrou que a instalação de várias empresas em distritos industrias de diversos municípios vai possibilitar investimentos da ordem de R$ 100 milhões no Estado. Ele assinalou que o distrito de Santo Antônio do Descoberto, que terá uma área de 9 milhões de metros quadrados, vai se tornar o maior do gênero em toda a região Centro-Oeste.

As videoaulas que começam a ser disponibilizadas pela TV Brasil Central na próxima segunda-feira, dia 4, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, para os alunos da rede, e uma homenagem a todos os trabalhadores pelo 1º de maio, também foram assuntos abordados na entrevista.

“Meus parabéns a todos aqueles que sustentam e geram a riqueza do nosso Estado. Podem ter certeza de que o nosso governo nunca vai transigir da transparência e da ética, para converter os impostos em ações nas mais diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, Assistência Social, entre outras”, finalizou.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás