Cidades

Crescimento populacional de Goiânia atrai serviços para região da GO-020

Quem passa pela rodovia GO-020 hoje, mal se lembra que, há menos de duas décadas, era uma via de pista simples e escura. Com 53 quilômetros de extensão até Senador Canedo, ela se tornou uma via duplicada, iluminada, com viadutos, defensas metálicas, sinalização horizontal e vertical e ciclovias, quase continuidade da Avenida Jamel Cecílio. A mudança é consequência da concentração de condomínios horizontais na região leste de Goiânia.

Segundo dados da Prefeitura de Goiânia, entre lançamentos, entregas e obras, as imediações da GO-020 concentram mais de 8 mil moradias nos condomínios horizontais. Já no município de Senador Canedo, que faz divisa com a região, são aproximadamente

outras 5 mil unidades. Para os próximos anos, o aumento populacional da região deve superar 30 mil pessoas.

Junto com os condomínios horizontais, vem crescendo na região também a oferta de serviços para atender aos moradores, cujo poder aquisitivo é acima da média. Clínicas, conveniências, empórios, salões de beleza, restaurantes e academias são alguns exemplos que já migraram para a região.

Ao desenvolver o projeto do Plateau d’Or, a Toctao Engenhaira incluiu um Hub comercial, de frente para o residencial. Atualmente em implantação, serão 185 mil metros quadrados com 10 quadras planejadas exclusivamente para implantação de comodidades nas áreas de saúde, serviços, comércio, cultura e educação, além de negócios.

“O projeto está alicerçado em pilares do Novo Urbanismo, que orienta o desenvolvimento de espaços urbanos que incentivam a mobilidade, a caminhabilidade, o trabalho perto de casa e os espaços de convivência”, explica Paulo Toledo, CEO da Cia Inteligência Imobiliária, que está à frente do das vendas do Plateau d’Or em Goiânia.

Demanda

A necessidade de se ter tudo por perto foi apontada como um dos principais motivos para a escolha da moradia, em pesquisa recente realizada pela empresa de auditoria e consultoria Deloitte juntamente com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). O estudo apontou que a disponibilidade de uma rede de serviços e comércio figura no 4º lugar na lista de prioridades. O desejo fica atrás apenas de itens que remetem à segurança e proximidade com o trabalho.

A educadora Mônica Siqueira inaugurou, neste mês de junho, a segunda unidade de sua instituição nesta região, a Escola Canadense Maple Bear. A primeira, inaugurada em 2013 próxima ao Alphaville, não foi suficiente para atender toda a demanda. “A unidade foi um sucesso, mas já nasceu pequena, não conseguimos atender a região, havia sempre uma enorme demanda e fila de espera”, conta ela, que avalia que a presença das escolas na região favorece a mobilidade urbana. A nova unidade fica no Hub do Plateau d’Or, o primeiro empreendimento do projeto a ser inaugurado.

“Antes os pais tinham de cruzar a cidade para levar seus filhos para estudar, com isso, perdiam horas do dia”, diz a educadora. A capital é a terceira do país com mais carros, em relação à população: 80 veículos para cada 100 habitantes em 2021 e fica atrás somente de Belo Horizonte (MG), com 91, e Curitiba (PR), com 83,6 carros. Os dados são da pesquisa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em setembro último.

A escola chega à região para facilitar o acesso à educação bilíngue para os moradores do condomínio Plateau d’Or, mas também para todos que moram nas imediações. “A escola está no Hub que está sendo implantado na parte externa ao residencial”, enfatiza. O colégio atenderá estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

Com vários diferenciais, a infraestrutura inovadora é resultado do trabalho conjunto entre a diretora Mônica Siqueira, que possui de 40 anos de experiência como educadora, com a expertise dos arquitetos Alan Sávio e Fagner Mendes Gava, e usou referências trazidas das melhores instituições de ensino do mundo. “Pensamos muito na inovação e em um espaço onde a criança pudesse manter todo o despertar da criatividade dentro dela. Nós pesquisamos escolas no mundo inteiro. Visitei pessoalmente muitas delas e peguei referências do que elas tinham de melhor e mais inovador para aplicarmos aqui. É a escola mais tecnológica do centro-oeste”, conta.

A educadora ressalta que, no primeiro dia de aula, diversas famílias surpresas com o resultado final. “Alguns me disseram, bem-humorados e orgulhosos, que sentiram que os filhos estudariam em uma sede do Google”, complementa.