Ação da SMTA previne acidentes de trânsito na porta de escola

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), realizou nesta quinta-feira,17, uma ação educativa na Escola Municipal Adelino Ariane sobre a importância do uso da faixa de pedestre. O objetivo é prevenir acidentes e garantir a segurança das crianças que estudam na unidade educacional situada na avenida do novo desvio da BR-153.

Depois que a rodovia foi parcialmente interditada e o trânsito foi desviado para uma rota alternativa, o fluxo de veículos na Avenida Odorico Neri, no setor Vila Maria, aumentou consideravelmente. A escola situada na via atende mais de 450 alunos, o que preocupou a administração municipal.

Enquanto o desvio permanecer no local, os agentes de trânsito atuarão na porta da escola nos horários de entrada e saída dos estudantes, de segunda a sexta-feira, para controlar o trânsito e orientar os alunos e seus responsáveis para atravessarem na faixa de pedestre, além de chamar atenção dos condutores para reduzirem a velocidade e pararem o veículo na faixa sinalizada.

Mikaeli Martins, mãe de uma aluna da escola, comemorou a iniciativa. “É muito importante porque evita acidentes. Muitas vezes as crianças saem correndo, ainda mais agora que desviaram o trânsito da BR para cá, ficou mais movimentado. Tem muitos pais que não entendem as leis de trânsito e tendo profissionais para instruir as pessoas fica mais fácil delas evitarem acidentes e tragédias”, disse a costureira.

Além da ação preventiva na porta da escola iniciada nesta quinta-feira (17), os pais e responsáveis dos alunos participaram de uma palestra sobre os cuidados necessários para tornar o trânsito mais seguro.

“É muito importante andarmos de mãos dadas para manter um trânsito seguro e reduzir os índices de acidentes. Não somente o poder público resolverá essas questões e tão somente as campanhas educativas se não andarmos de mãos dadas juntamente com a sociedade. No trânsito não estamos sozinhos e cada um faz a sua parte e dá sua contribuição”, destacou o chefe de Qualificação e Treinamento da Diretoria da Educação de Trânsito da SMTA, Clevis Rodrigues.