Aparecida de GoiâniaSaúde

Saúde de Aparecida de Goiânia realiza testagem domiciliar sobre o Coronavírus na cidade

Testes rápidos e questionários serão feitos em parceria com a UFG e vão mapear a incidência da Covid-19 no município

Para monitorar a pandemia de Coronavírus em Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai iniciar, a partir desta semana, com o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG), um inquérito populacional para conhecer o número de pessoas que já tiveram a doença e desenvolveram anticorpos, além de definir estratégias adequadas para enfrentar e prevenir a circulação do Sars-CoV-2 e tratar os doentes. Profissionais da pasta irão sortear residências por toda a cidade para fazer testes rápidos em mais de 1.200 moradores que também responderão a um questionário produzido por um pesquisador da Universidade. Os resultados da pesquisa devem sair em cerca de 15 dias.

Segundo a coordenadora de Gestão e Inovação em Saúde da SMS, Érika Lopes, o teste é feito a partir da coleta de uma gotinha de sangue da ponta do dedo do entrevistado. “Esse material é colocado sobre a superfície do teste, que indicará se a pessoa teve contato com o Sars-CoV-2 e se já desenvolveu anticorpos para a doença. Enquanto o resultado do exame – que leva cerca de quinze minutos para ficar pronto – não sai, será aplicado um questionário com perguntas importantes para as análises estatísticas e projeções epidemiológicas”, afirmou. Segundo ela, pesquisadores da UFG serão os responsáveis pela definição da metodologia do estudo e pela avaliação estatística dos resultados.

Para o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, que também preside o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus, a proposta é que a testagem aleatória reflita como está a circulação do vírus na cidade, visto que abrangerá pessoas assintomáticas: “O prefeito Gustavo Mendanha determinou a realização desse estudo porque ele entende que é importante termos mais dados para a estruturação de novos leitos e até mesmo para debatermos medidas apropriadas para uma futura flexibilização do isolamento social e a gradativa reabertura das atividades da cidade, quando for possível. Assim, a ideia é realizar ciclos de testagem aleatória a cada 15 dias, para acompanharmos a evolução da contaminação e estarmos sempre bem subsidiados em nossas decisões”.

Outros testes

Desde o dia 22 de abril a Prefeitura ampliou de 15 para mais 300 a realização semanal de testes para diagnóstico de Coronavírus. Diferente dos testes rápidos que serão aplicados em domicílios, essa ampliação se deu por meio da contratação dos serviços de um laboratório privado do município. “São testagens completamente diferentes. Para ampliação do diagnóstico, contratamos um laboratório da nossa cidade para realização do exame do tipo RT-PCR, que faz a identificação do vírus por meio de secreção respiratória e é o mais recomendado para diagnóstico da infecção aguda sintomática. Os testes são realizados mediante prescrição médica, nas UPAs da cidade, em grupos prioritários, e os resultados ficam prontos em até 24 horas. Já os testes rápidos aplicados em domicílio servirão para o inquérito populacional”, explicou Alessandro.  Fonte: Poliana Martins e Camila Godoy

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo