Goiânia

Prefeitura recebe lote de vacinas contra difteria, tétano e coqueluche

Ministério da Saúde envia, depois de seis meses, as doses de reforço da vacina contra difteria, tétano e coqueluche. Salas de vacinação estarão abastecidas a partir de quinta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) recebeu do Ministério da Saúde (MS) seis mil doses da vacina DTP – difteria, tétano e coqueluche. Até esta quinta-feira (9/1), todas as 68 salas de vacinas da SMS estarão abastecidas com as doses.

A DTP é um reforço que as crianças de um ano e três meses e as de quatro anos até menores de sete anos precisam tomar. Por seis meses não houve repasse da vacina por parte do MS, por isso, ela esteve em falta nos postos de saúde da capital.

A demanda pela DTP em Goiânia gira em torno de três mil crianças por mês, mas como os cartões estão atrasados, a expectativa é de que a procura seja bem maior.

Doenças
Difteria, tétano e coqueluche eram doenças muito comuns no passado, mas desde a década de 1990, com a ampliação das coberturas de vacinas como a DTP, houve uma redução importante do número de casos. Mesmo assim, é de suma importância que os pais levem seus filhos aos postos de saúde para atualizar o cartão de vacinas, como alerta o diretor de Vigilância.

Epidemiológica da SMS, Leandro Nascimento. “Só para terem ideia da importância da vacina, em 2013 tivermos, em Goiânia, 21 casos registrados de coqueluche em crianças com menos de um ano, em 2019 foi apenas um caso. Isso, graças a vacina ministrada nas crianças e nas gestantes”, afirma Leandro. Fonte: Sirlene Mendonça, da editoria de Saúde

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo