Aparecida de GoiâniaTecnologia

Prefeitura de Aparecida Anexos sex., 10 de dez. 16:10 (há 3 dias) para Cco:mim Robótica em Cena: competição marca encerramento do ano letivo em Aparecida

Coordenado pela Superintendência de Inovação e Tecnologias Educacionais da SME, projeto é desenvolvido em três escolas municipais com alunos de 5º ano do Ensino Fundamental

Estudantes que participam do “Projeto Robótica em Cena: 100 anos de Aparecida” estarão em recesso a partir da próxima semana. E para marcar a primeira fase do projeto, durante a manhã desta sexta-feira, 10, eles participaram de uma competição experimental que aconteceu na Escola Municipal de Educação Integral Retiro do Bosque, região leste do município. A ocasião foi prestigiada pelo titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), professor Divino Gustavo, pelo vice-prefeito Vilmar Mariano e pelo vereador Hans Miller.

O evento foi coordenado pela equipe técnica que integra a Superintendência de Inovações e Tecnologias Educacionais (SITED/SME). Os estudantes dos 5º anos das escolas Camila Scaliz, Nova Olinda e EMEI Retiro do Bosque realizaram, entre si, uma competição de maquetes destacando pontos importantes da cidade que estarão em evidência nas comemorações do centenário da cidade.

Diante da performance dos alunos, o vice-prefeito Vilmar Mariano mostrou-se empolgado e enalteceu o trabalho realizado pela SME. Ele pontuou que a robótica faz parte da meta do prefeito Gustavo Mendanha de fazer com que Aparecida de Goiânia seja reconhecida como cidade inteligente. “Nosso objetivo é que o ensino de robótica, que é de fato uma estratégia que cativa as crianças e dá a elas o gosto pela educação, seja ampliado para toda a rede no próximo ano”, enfatizou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Hans Miller (PSD) também elogiou os alunos e professores envolvidos no projeto, ressaltando que ações dessa natureza fortalecem o aprendizado das crianças. “É um incentivo para o desenvolvimento psicossocial dos estudantes”, avaliou.

O secretário de Educação, professor Divino Gustavo, lembrou que o projeto em desenvolvimento para o centenário da cidade tem como objetivo levar as pessoas a conhecer Aparecida de Goiânia. “O ensino de robótica estimula a criatividade, a autonomia e o senso de coletividade entre os estudantes. “Vamos continuar investindo em robótica educacional na rede e devemos saltar de 22 para 34 no número de escolas atendidas, levando essa filosofia de ensino-aprendizagem para diversos pontos do município”, arrematou o secretário.