Aparecida de Goiânia

Mendanha renuncia e busca governo

Em reunião festiva o agora ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha – sem partido – assinou o termo de renúncia de seu mandato para concorrer ao governo de Goiás. O ato ocorreu na quinta-feira 31 às 18h no anfiteatro Leandro no centro de Aparecida de Goiânia.

Gustavo, em meio ao discurso de despedida, exaltou a administração de Maguito Vilela por dois mandatos e a continuidade dos avanços na sua administração. Com isso Gustavo sai da prefeitura com índices excelentes de aprovação, o que o torna um sério candidato a disputar com Ronaldo Caiado (UB) o governo de Goiás.

Com o atual quadro de candidatos ao governo, alguns analistas tendem a acreditar que Gustavo poderá levar a eleição já no primeiro turno, e isso se o atual quadro de candidatos persistir. Nomes como Major Vitor (PSL) apoiado por Jair Bolsonaro (PL) sem expressão política suficiente para concorrer ao cargo tende a produzir apenas racha na base caiadista por ser um candidato de direita radical – uma nova tendência na política brasileira. Por outro lado, Wolmir Amado (PT) faz figura no cenário apenas para montar chapa e justificar palanque para a vinda de Lula (PT) em Goiás e com isso impulsionar candidaturas à Câmara Federal do Partido dos Trabalhadores.

Sem fazer campanha, mas dado o fato de que até presente momento Gustavo apenas tem anunciado sua pré-candidatura; fato que em tese já lhe daria 20% de intenções de votos no start, isso o coloca como possível ocupante da Cassa Verde, portanto seu nome se torna uma séria ameaça à reeleição de Ronaldo Caiado, ainda que o governador esteja com a chamada “máquina” na mão.

Caminho das pedras e perseguições

Alguns jornais tem aludido que operações da Polícia Civil  (PC) em Aparecida tem procurado desestabilizar a administração de Gustavo na intenção de provocar desgaste em sua imagem como prefeito e com isso estaria criando factóides para serem usados durante a campanha eleitoral. Fato é que há um verdadeiro corre-corre Palácio das Esmeraldas – a chamada Casa Verde – por conta do risco de haver uma troca de comando no governo. O frenesi é tal que o que se comenta nos bastidores da assembléia legislativa é que sem fazer campanha, Gustavo já conta com o apoio massivo dos servidores públicos, principalmente da Polícia Militar (PM). Outra categoria que deve dar o “troco” no governador são os professores, sem contar os servidores da saúde que irritados com a atual administração, deverá apoiar o jovem candidato.

Nuance político

O que restou da velha guarda política do estado encontra-se encurralada por questões óbvias. Iris Rezende e Maguito Vilela morreram, os que restaram fazem parte de um passado nem tanto glorioso. Alguns de famílias tradicionais, mas com histórico controverso de arrogância autoritarismo como Caiado, vem perdendo gradativamente espaço na opinião pública o que abre espaço para competências mais jovens. É a chamada renovação.

 

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo