Governo Bolsonaro fabrica cloroquina e zera impostos sobre medicamentos em testes para vírus chinês
Governo Federal já entregou a cloroquina em praticamente todos os estados. Um total de 2.932.000 comprimidos foram distribuídos pelo país. Presidente Bolsonaro anunciou que as alíquotas em imposto para medicamentos em teste contra o vírus chinês estão zeradas
Hoje (18) mais cedo, o Presidente Jair Bolsonaro anunciou através de sua conta oficial no Twitter que seu Governo está isentando temporariamente a alíquota do Imposto de Importação sobre mais de 100 medicamentos contra o vírus chinês. Uma das outras medidas tomadas pelo Governo Federal é a fabricação e distribuição de quase 3 milhões de pílulas de Cloroquina.
De acordo com Conexão Política, dez estados receberam acima de 50 mil comprimidos, como São Paulo, epicentro da doença no Brasil, que recebeu até agora 986 mil comprimidos. O Ceará que é segundo estado em número de infectados por coronavírus, que recebeu 302 mil unidades, e o Rio de Janeiro, que recebeu 224 mil.
Ainda de acordo com a publicação, a redução na alíquota é uma medida da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, que informou que o principal objetivo é facilitar o combate ao vírus chinês.
Os medicamentos listados, são antirretrovirais Lopinavir e Ritonavir, utilizados no tratamento da Aids e atualmente em estudo para verificação da eficácia no combate ao novo coronavírus. O antiviral Ribavirina também está na lista.