Aparecida de Goiânia

Aparecida recebe doação de 12 capsulas de respiração para ajudar no atendimento aos pacientes com covid-19

Aparecida recebe mais um reforço no tratamento dos pacientes com covid-19. A doação de 12 cápsulas respiratórias, realizada por um grupo de empresários que não quis se identificar, poderá diminuir o sofrimento das pessoas internadas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. São equipamentos similares aos utilizados em outros países, que se tornaram conhecidos por propiciar conforto aos pacientes e segurança aos profissionais de Saúde durante o atendimento nas unidades de Urgência e Emergência. “Recebemos com muita satisfação essas capsulas para tratamento de pacientes de covid positivo. Elas foram criadas como solução para uma dificuldade técnica em se ofertar com segurança a terapia com oxigênio a esses pacientes, de maneira a tornar o ar que o envolve mais rico em oxigênio” – pontua o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

Os equipamentos são compostos por uma estrutura leve de pvc, coberta por uma capa plástica transparente, que envolve o paciente no leito desde o abdômen até a parte de cima da cabeça. A cápsula possui um filtro de ar que serve tanto para impedir a saída dos aerossóis quanto a entrada de ar poluído. Segundo a coordenadora médica do município, Kátia Michelle Bonfim, a dificuldade técnica em ofertar oxigênio aos pacientes está justamente na proteção do próprio paciente quanto de médicos e enfermeiros dentro das unidades. “São pacientes que já chegam em estado agudo, ou seja, com déficit na oxigenação. O desafio era ofertar mais oxigênio a eles de forma segura para evitar levar a internação por mais tempo e também para se evitar a contaminação das equipes de atendimento” – explica kátia.

Ela explica que as cápsulas permitem que os pacientes sejam envoltos por ar puro. “Elas serão enriquecidas por meio de uma válvula, tornando o ar mais rico em oxigênio e ao mesmo tempo garantindo maior segurança aos profissionais que estão atuando nas unidades. Esse ar não sai porque as cápsulas possuem um filtro bactereoestático, que chamamos de Filtro Hepa que já possuímos em estoque em nossas unidades. Isso vai ajudar as equipes na hora da assistência, para que tenham menor risco na contaminação, e também melhorar a terapia de oxigenação do paciente, podendo evitar que evolua para intubação, que acaba sendo muito incômoda” – completa. Cada UPA receberá 4 unidades do equipamento.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Amoury, esse mais novo recurso chega em boa hora. Uma ferramenta que trará maior qualidade na assistência de nossos pacientes. Junto com as importantes parcerias que temos realizado, a principal delas com o Hospital Sírio-Libanês, que entre outras coisas está nos possibilitando oi atendimento com especialistas por meio da telemetria. Além do aumento do número de leitos e todas as demais medidas de enfrentamento à pandemia que o Prefeito Gustavo Mendanha e a Secretaria Municipal de Saúde vêm tomando, em consonância com a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde a fim de evitar a aglomeração de pessoas.

Secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, e o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Amoury, conferem de perto doação realizada por empresários amigos da cidade de Aparecida
Fonte: Frederico Noleto

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo