Aparecida de GoiâniaJustiça

Com auxílio de videomonitoramento, GCM recupera veículo furtado e detém suspeito

No momento da verificação da placa, foi constatado que o automóvel possuía queixa de furto há algum tempo

A Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia (GCM), por meio das câmeras de videomonitoramento do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), recuperou um carro furtado e deteve o suspeito de ter receptado o veículo na noite desta terça-feira, 30. Os operadores de plantão do CIT acionaram a equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) que deslocou até o setor Parque Flamboyant e abordou o motorista na Avenida Bela Vista.

No momento da verificação da placa, foi constatado que o automóvel possuía queixa de furto há algum tempo e foi apreendido pelos guardas. O motorista informou que o veículo foi adquirido pelo Facebook e não sabia a procedência do carro. Ele foi conduzido até a Central de Flagrantes de Aparecida, e o caso ficará sob responsabilidade da Polícia Civil de Goiás.

O secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido, reforça a importância do sistema de vigilância à distância. “Esse trabalho sincronizado entre a central que monitora a cidade e as equipes que estão nas ruas permite ação rápida e eficiente. Assim, conseguimos chegar ao local da ocorrência rapidamente. Foi exatamente isso que aconteceu neste caso”, pontua o secretário sobre o trabalho da GCM e do sistema de monitoramento batizado de ‘Olhos de Águia’.

De acordo com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) – responsável pelo serviço operacional de câmeras de monitoramento do município – o sistema da Central de Inteligência Tecnológica possui reconhecimento de placas de veículos integrado, operacionalizado em tempo real pelos operadores de câmeras. “Por meio do moderno sistema, a Guarda Civil, Polícia Militar e outras forças de segurança, têm conseguido impedir a ação de criminosos e danos ao patrimônio público”, disse o secretário executivo GGIM, Hanleryo Arantes.

Atualmente 650 câmeras monitoram o movimento das ruas de vários pontos da cidade e colaboram com o trabalho das forças policiais para prevenir e elucidar crimes de diversos tipos, como furtos em prédios públicos e tráfico de drogas em parques de lazer.

GCM no combate ao crime

Em outra ocorrência, durante patrulhamento da Guarda Civil, outro carro roubado foi recuperado. Desta vez, o veículo foi encontrado abandonado na Rua JL 46, setor Jardim Ipê, em Aparecida de Goiânia, por volta das 12h30 desta quarta-feira, 1ª. O proprietário do veículo foi acionado e providenciou o guincho do automóvel até a Central de Flagrantes, responsável pela investigação.

Na semana passada, a ROMU de Aparecida recebeu uma denúncia de uma pessoa que teve o celular e relógio roubados no setor Colina Azul, no último dia 26. A vítima contou que viu o aparelho sendo vendido nas redes sociais pelo próprio assaltante um dia após o crime, no dia 27 de novembro. O jovem se passou por cliente e agendou um encontro no shopping no mesmo dia. Na companhia dos guardas, a vítima identificou os suspeitos e a GCM rendeu os criminosos.

Por Rackel Vieira

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo