Saúde

O Que Acontece se Não Escovarmos os Dentes?

O Que Acontece se Não Escovarmos os Dentes?

Com a rotina corrida do dia a dia, muitas pessoas acabam esquecendo ou deixando para depois a escovação dos dentes. Acordar atrasado para um compromisso ou para o trabalho já é um motivo para aquela velha desculpa de não realizar a limpeza dos dentes. Até mesmo o fato de já estar deitado para dormir, e vem aquela preguiça como justificativa para não levantar e escovar os dentes. Quem nunca?

A cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde esclarece alguns riscos que você corre por não escovar os dentes durante o dia.

O aumento exagerado e o acúmulo de bactérias é onde começa tudo.

“Quando ficamos sem escovar os dentes inicia-se um processo de perda de mineral dos dentes. E se a falta da escovação se tornar mais frequente, a desmineralização da estrutura dos dentes também será rotineira, o que pode resultar no aparecimento de cárie. O mesmo pode acontecer em relação às doenças gengivais.” explica Dra. Bruna.

Quando os dentes não são escovados antes de dormir, as bactérias passam um longo tempo na boca e vão se acumulando nos espaços que ficam entre os dentes e também na curva gengival.

Você já percebeu a cor da sua língua? Ela está esbranquiçada? Isso pode ser a saburra lingual. Ela é uma massa formada por células descamadas da boca, além de bactérias, muco da saliva e restos alimentares. Se você não escovar a língua da forma correta e com frequência terá grandes chances de ter mau hálito.

Bruna Conde conta que em pouco tempo, o que era quase imperceptível, formam-se placas bacterianas visíveis e evidentes tanto na língua quanto nos dentes. E quando não são removidas por meio de uma limpeza odontológica, a placa dá origem a uma série de outros problemas. Alguns deles bem graves.

E quais são os problemas que a placa bacteriana causa?

Mau Hálito

Periodontite

Gengivite

Cáries

Amolecimento e perda dentária

Bruna Conde finaliza ressaltando que, por isso, para não agravar e desenvolver doenças mais graves, mantenha um hábito de sempre escovar os dentes principalmente antes de dormir. E não se esqueça de visitar seu dentista, para te auxiliar a manter sempre os cuidados necessários para que sua saúde bucal esteja sempre em dia.

 

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo