Política

Mendanha propõe aumentar benefício social de R$ 250 por família para R$ 210 para cada membro de famílias carentes

Uma família com cinco pessoas, por exemplo, que hoje recebe R$ 250 passaria a receber R$ 1.050,00_

A meta do Plano de Gestão do candidato a governador Gustavo Mendanha (Patriota 51) é que ao invés de cada família receber R$ 250/mês como é hoje, cada membro passe a contar com R$ 210 por mês. O impacto previsto nos cofres públicos é de R$ 600 milhões por ano, a ser custeado pelo Protege, que hoje arrecada R$ 1,8 bilhão por ano.

A proposta apresentada por Mendanha é unificar os programas sociais em um cartão único, com foco no núcleo familiar. Ou seja, ao invés de existirem vários projetos, com critérios diferentes, Mendanha quer concentrar em um, reduzindo a burocracia, evitando filas e atos politiqueiros, segundo ele, pois, a intenção é resolver o problema e não usar benefícios como barganha de voto, como faz o atual governo estadual que, em 2019, acabou com o programa Renda Cidadã e agora faltando poucos meses pra eleições lançou os programas Mães de Goiás e o Bolsa Estudo para estudantes do ensino médio.

Paralelo ao benefício, o objetivo é estimular a capacitação profissional e a inserção no mercado de trabalho. “O melhor programa social é o emprego”, diz Mendanha.

Além de frear o crescimento da pobreza em Goiás, que faz o Estado ser o 5⁰ no aumento desses números, segundo a Fundação Getúlio Vargas, a medida proposta por Mendanha quer zerar a fila da pobreza, em que estão pessoas que recebem menos que R$ 210 por mês para sobreviver.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, a situação afeta mais de 1,3 milhão goianos, sendo que 240 mil não recebem nenhuma ajuda governamental.

“Aprendi com Maguito Vilela que a política é um instrumento para transformar a vida das pessoas, principalmente dos nossos irmãos mais necessitados”, lembrou Gustavo, sucessor político de Maguito Vilela, que quando foi governador, entre 1995 e 1998, lançou o maior programa de solidariedade humana do país à época com distribuição de cestas de alimentos e do pão e leite. O programa social lançado por Maguito foi um embrião para o Renda Cidadã, que o governador Ronaldo Caiado acabou em 2019.

*Dinheiro de volta*

As ações sociais do Plano de Gestão do candidato a governador Gustavo Mendanha registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também prevê a devolução do valor do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incidir sobre a cesta básica para o cartão do beneficiário para ele possa injetar no comércio da região em que mora, fortalecendo a economia local e colaborando com a comunidade.

“Essa rede de proteção vai garantir comida na mesa dos goianos. Estamos propondo soluções imediatas e a médio e longo prazo. Quem tem fome, tem pressa, não podemos esperar anos e anos pra sentir a dor que dói no outro”, explicou.