Meio ambiente tem papel de destaque no plano de governo de Professor Alcides

Propostas do candidato do PL à Prefeitura de Aparecida visam recuperação e proteção de recursos hídricos, conscientização em todos os níveis de ensino, além de atenção ao potencial do Parque Serra da Areia

A proteção ao meio ambiente é uma das prioridades para o candidato à prefeitura de Aparecida, Professor Alcides (PL). No plano do candidato, constam a preservação e recuperação de áreas degradadas de nascentes, a proteção dos recursos hídricos, a conservação da biodiversidade e o equilíbrio ambiental.

Um trabalho criterioso de preservação e revitalização também será realizado nas nascentes e nos Córregos Pipa, Tamanduá, Almeida, Santo Antônio e demais mananciais que cortam o município. Outro ponto de atenção do plano de governo está o Parque Tamanduá, que será revitalizado e reestruturado para oferecer condições de bem-estar e segurança para a comunidade.

Para alcançar esses objetivos, Professor Alcides propõe um diagnóstico detalhado das áreas degradadas de nascentes no município, identificando as principais causas da degradação e os impactos ambientais associados. Ele pretende mapear as nascentes e utilizar tecnologias que apoiem as ações, além de promover o plantio de espécies nativas da região e a proteção dos cursos d’água.

Na área educacional, o plano inclui a promoção da educação ambiental em todos os níveis de ensino, em busca de uma mudança cultural e ambiental nas escolas. Professor Alcides também planeja parcerias com universidades para compartilhar recursos, conhecimento e melhores práticas, além de criar ações interinstitucionais envolvendo o setor público e privado.

O candidato pretende fortalecer os órgãos ambientais e fiscalizar atividades potencialmente poluidoras. Isso incluirá a aplicação da legislação ambiental e a imposição de penalidades para garantir o cumprimento das normas de proteção ambiental, o combate ao desmatamento, à poluição e aos crimes ambientais.

Além disso, o projeto prevê que, em novas construções de praças, viadutos e trincheiras, aspectos de sustentabilidade ambiental sejam considerados, juntamente com questões paisagísticas, de integração, acessibilidade e segurança. “A proteção do meio ambiente e o desenvolvimento territorial urbano e rural são essenciais para garantir a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida das futuras gerações”, afirma o candidato.

Serra da Areia

O candidato destaca a importância do Parque Serra da Areia, uma área de preservação ambiental que abriga belezas naturais, com formações montanhosas, vegetação nativa do Cerrado e cachoeiras de água cristalina.

Para o parque, Professor Alcides propõe políticas de valorização e um plano de incentivo ao ecoturismo e práticas esportivas. O plano de governo também prevê a ampliação da fiscalização do descarte de lixo irregular e a garantia de segurança para os frequentadores. Alcides acredita que o local tem potencial econômico para exploração consciente, similar a outros destinos turísticos de Goiás, como a Chapada dos Veadeiros.