Aparecida de GoiâniaGoiás

Hugol inaugura projeto Poesia em Tela nesta terça-feira, 18

Paredes da unidade da SES recebem poemas, composições e pinturas de artistas goianos

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realiza nesta terça-feira, 18, a cerimônia de inauguração do projeto Poesia em Tela, ação de humanização voltada à ambiência hospitalar. O projeto transformou em páginas e telas as paredes da unidade, que receberam poemas, microcontos, composições e pinturas, frutos da atitude voluntária de acadêmicos da Academia Goiana de Letras (AGL) e de outros poetas goianos, além dos artistas plásticos da Associação Goiana de Artes Visuais (Agav) e de artistas convidados.

“O ambiente hospitalar possui fatores geradores de ansiedade inerentes às atividades ali realizadas, e as pessoas que necessitam de seus cuidados, em especial nas unidades de emergência, encontram-se em estado de angústia. Vários estudos refletem a importância da ambiência no gerenciamento dessas emoções. Esperamos que, ao contemplar as obras, tanto colaboradores quanto pacientes e acompanhantes vivenciem uma experiência que potencialize sentimentos positivos e traga-lhes paz, conforto e tranquilidade”, ressaltou Dagoberto Miranda, gerente Multiprofissional da unidade e presidente da Comissão de Humanização.

O projeto é uma iniciativa da diretoria-geral e implementado pela Comissão de Humanização do Hugol, em parceria com a organizadora do projeto, Lêda Selma, e apoio do presidente da Agav, Valdir Ferreira. É financiado por meio de doações e tem como objetivo intervir na ambiência hospitalar de forma a proporcionar espaços de relações interpessoais que promovam atenção acolhedora, utilizando a arte como meio de expressão das sensações humanas. Após a cerimônia de inauguração, no auditório da unidade, os participantes poderão realizar um tour guiado pelos corredores do hospital para apreciar as pinturas e os poemas.

De acordo com o diretor-geral do Hugol, Hélio Ponciano Trevenzol, cada espaço foi cuidadosamente selecionado, alinhando também, com os artistas, o estilo da obra que seria implementada, para contribuir diretamente no acolhimento de cada usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). “A arte é a forma mais sublime de transmutar sentimentos. Esperamos que as sensações vivenciadas no hospital possam ter uma memória afetiva positiva, mesmo com as adversidades que a vida interpõe aos que são assistidos aqui”, explica Trevenzol.

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo