Cultura

Dhiogo Caetano | Do interior do Brasil para o mundo

Do interior de Goiás para o mundo. Assim pode ser definido o ser humano, escritor, professor, jornalista, ator, que tem conquistado espaço na mídia internacional.

Vencedor dos Prêmios Denatran 2002, Prêmio Nacional Olavo Bilac 2012, Prêmio Nacional Buriti 2012, Prêmio Carlos Drummond de Andrade 2013, recebeu certificado de mérito como uma das personalidades mais influentes do mundo (2014) pela Waldenburg International College (WIC), juntamente com o Conselho Internacional de Arbritagem, Estudos Políticos e Estratégicos (ICHAPS), menção honrosa no II Concurso Literário Justiça e Igualdade Social 2015, Prêmio Cora Coralina 2016, Prêmio Melhor Ator do Ano – Interarte – Santa Catarina 2017, Moção de Aplauso 2018 – Câmara Municipal de Uruana.

A sua expressiva arte foi reconhecida por personalidades nacionais e mundiais: Leonardo Boff, Sônia Chaves, Frederico Nascimento, Thony Di Carlo, Mons. Peter B. Wells, Papa Francisco, Mrs. Sonia Bonici, Rainha Elizabeth II.

Entre as publicações de Dhiogo Caetano estão “O medo da morte”, “O menino do futuro“, “Transolhando as Transvicções”, “O Eu que se abriga em você”,  “As mães dos que não nasceram de mim” e “Romãs Proibidas“.

Na minha escrivaninha tem um drama romântico para ser publicado: “Romãs proibidas”. Procuro abordar em meus singelos rabiscos a voz dos bestializados, aqueles esquecidos pelo sistema. Estou sempre a escrever textos libertadores, enfatizando uma literatura que liberta. Cooperatividade é o caminho para o progresso da humanidade. Esqueçamos o Eu, trabalhemos o Nós – assim se define Dhiogo Caetano, ao falar sobre os temas que trabalha.

Foto: AssessoriaFoto: Assessoria

A arte me mantém vivo. Sou instrumento da vida, deixar uma mensagem de amor é a minha busca diária. Percorrendo todos os campos da arte, executando uma arte além da arte. Promovendo rupturas neste sistema dito globalizado.

O premiado humano, professor, ator, jornalista, tem alguns nomes que servem de inspiração: Gibran Khalil Gibran, Antonin Artaud, William Shakespeare, Leda Edna de Souza, Clarice Lispector, Paulo Coelho, Jorge Amado, Danielle Steel, Stephen King, Cora Coralina, J. K. Rowling, Manoel de Barros, Carlos Drummond de Andrade, Gabriel García Márquez, Chico Xavier, Caio Fernando Abreu, Glória Perez, Benedito Rui Barbosa e Walter Negrão são alguns deles.

O professor interpreta a personagem Matilde Caetano, que é defensora de uma sociedade mais humana, onde o amor extingue o egoísmo. Uma personagem bem humorada que sonha em conquistar o seu lugar no palco da vida.

Tenho plena convicção de que precisamos de mais e mais Matilde Caetano, o mundo necessita de alegria, tolerância, sorriso, amor, coerência. Chega de cólera, egoísmo, medo, corrupção, falta de amor no coração. Que possamos viver humanamente como Jesus viveu!

Vestir-me de mulher não altera o meu caráter, a minha dignidade e a coerência das minhas ações. Não vou abandonar os meus ideais, não sou só um homem que veste-se de mulher, sou um ser humano que acredita na alegria, no humor, na vida, na humanidade.

Que a sabedoria seja o nosso ponto de partida e o amor o resultado do nosso trabalho.
Não vou desistir!

“Matilde Caetano já tem centenas de fãs na internet. Para mostrar o quanto curtem a divertida personagem, eles começaram a campanha #queremosmatildecaetanonatv. A ideia é que o ator, jornalista e professor de história Dhiogo José Caetano, que interpreta a divertida personagem na série “A boca da sogra” (e também é colunista do OLHO VIVO) seja descoberto pela grande mídia nacional. A campanha já conta com a participação de pessoas e atores de sua cidade goiana e de outros países”. (Cláudio Alcântara)

“Ler é uma arte que liberta. Lamentavelmente os homens se aprisionam no essencialismo. Não espero nada, preocupo-me em aprender, entender, saber. Não sou proprietário de nada (mero instrumento), quero servir em prol dos direitos da humanidade. Ser feliz é o meu objetivo, amar é a minha missão.”  Dhiogo J. Caetano

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo