Aparecida de GoiâniaJustiça

UOL – Gilmar Mendes diz que Moro era chefe da Lava Jato e defende fim da operação

Gilmar Medes criticou atuação de Sergio Moro como Ministro da Justiça

Gilmar Mendes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), defendeu o fim da Lava Jato no Paraná, decretado nesta semana. Ele criticou o principal nome da força-tarefa, o ex-ministro Sergio Moro, a quem chamou de “chefe” das operações.

Gilmar disse que a Lava Jato “tem méritos de combater corrupção”, mas estava passando por um processo de “descolamento institucional”. Gilmar citou os vazamentos de conversas do ex-juiz Sergio Moro. E defendeu que a inclusão da Lava Jato dentro do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) é a solução para acabar com essa ruptura.

“Todos fatos revelados indicam que a Lava Jato estava em outra estratosfera, sequer pertencia à Procuradoria Geral da República. Você não via ninguém ali. Não via presença de um corregedor. Quem é o chefe da Lava Jato, segundo diálogos vazados? É o Moro, a quem chamam de russo. Dizem que seguem código penal da Rússia. É um descolamento institucional. Por isso talvez essa importância de regresso ao Brasil. Talvez tenham que reestabelecer relações institucionais via Gaeco”, comemorou Gilmar Mendes, em entrevista exclusiva à CNN Brasil. O ministro do STF também afirmou que os agentes públicos da Lava Jato eram “transgressores da lei”, o que “é grave e lamentável”, segundo ele.

“Um colega de vocês (jornalistas) escreveu que a Lava Jato não morreu, foi assassinada. Eu diria que ela cometeu suicídio”. Sobre Moro, Gilmar disse que espera julgar a suspeição dele no 1º semestre de 2021, no caso do triplex de Lula. E criticou a atuação do ex-Ministro da Justiça

“Fiquei com a impressão que ele se dedicou ao embate parlamentar e reformas do congresso, mas não cuidou do bom legado do governo anterior, que criou excepcionalmente o Ministério da Segurança Pública. Isso trouxe para a União o dever de coordenar ações nesse sentido. Isso precisa ser enfatizado e retomado”, cobrou Gilmar, se referindo principalmente a problemas nos presídios. “Eles se tornaram home office do crime. A partir dali (dos presídios), se comanda a criminalidade. Prendemos bastante, mas talvez estejamos prendendo mal. Precisamos nos organizar, porque o crime está organizado. Mas o estado está mal organizado”

Fonte: UOL Notícias