Aparecida de GoiâniaSaúde

População de Aparecida aprova a vacinação ampliada contra a covid-19

No município, segundo dados da Secretaria de Saúde, 85,77% da população com mais de 12 anos de idade já recebeu a primeira dose contra a Covid-19. Com o aumento dos pontos de imunização, a expectativa da pasta é de ampliar com mais rapidez e eficiência a cobertura vacinal

Desde quinta-feira, 18 de novembro, a Prefeitura de Aparecida descentralizou ainda mais a vacinação contra a Covid-19 aumentando de 10 para 39 salas de imunização espalhadas por toda a cidade, sendo 37 delas em Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), além da Central de Imunização e do drive-thru da Cidade Administrativa. Hoje, 19, no segundo dia dessa ampliação, cada um dos pontos de vacinação oferece todas as doses do esquema vacinal (primeira, segunda e terceira) sem necessidade de agendamento e a população tem aprovado a medida, que facilita o acesso aos imunizantes.

A coordenadora de Imunização Renata Cordeiro destaca também que, desde o dia 18, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), os profissionais da Secretaria de Saúde (SMS) têm aplicado a dose de reforço da vacina contra a Covid em toda a população acima de 18 anos que tenha completado o esquema vacinal de duas doses há cinco meses: “Esse é o intervalo mínimo entre a segunda dose e o reforço, independentemente do tipo de imunizante recebido na primeira aplicação. Antes, apenas idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde estavam autorizados a receber a terceira dose em Aparecida. Agora, todos que já receberam a D2 até 16 de junho devem procurar um dos 39 postos para receber a dose de reforço”.

Renata Cordeiro acrescenta que a ampliação dos postos e a inserção das três doses da vacina contra a Covid em todos eles e sem necessidade de agendamento prévio agradou a população. “Com muito planejamento, pudemos realizar essa ampliação e encerrar o funcionamento dos drives do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades sem prejuízo para as pessoas, que agora têm acesso às vacinas mais perto de suas casas e locais de trabalho. Vacinadores de todas as regiões da cidade estão relatando que a população está aprovando a novidade e buscando a imunização, o que é excelente para aumentar a proteção coletiva”, afirma ela.

Responsabilidade social

Nesse sentido, senso de coletividade é o que demonstrou o árbitro de futebol Fabrício Vilarinho, de 41 anos de idade, que tomou a terceira dose contra a Covid-19 nesta quinta-feira: “A gente fica protegido e faz o papel como cidadão. Estou sempre em contato com jogadores e aglomerações e sei que é preciso evitar ser contaminado. A vacina e a ciência são importantes e dessa forma a gente sai dessa pandemia e consegue voltar à normalidade”.

Já Bruna Giselly, que teve a Covid-19 com alguns sintomas, mas sem agravamento, foi tomar a segunda dose emocionada e com um “sentimento de leveza e de felicidade, muita paz, uma esperancinha de que tudo vai se regularizar e melhorar. Na minha família tiveram casos graves e até um fatal na época em que ainda não tinha vacina. Depois do imunizante, todo mundo que pegou foi mais leve”.

Diego Ivys, que aguardava ontem para receber a terceira dose, ressaltou a importância da vacinação para a diminuição dos casos no município e aproveitou para conclamar as pessoas: “Quero aproveitar para chamar todo mundo para se vacinar, inclusive aqueles que estão completando os cinco meses após a segunda dose. Aproveitem, não está tendo filas longas, os postos aumentaram, venham se proteger”.

Quem também demonstrou cuidado com a própria saúde e preocupação com o bem-estar comunitário foi Jorceli das Dores Alves Borges. Ela foi ao drive da Cidade Administrativa tomar a terceira dose e enfatizou que “estou em dia também com outras vacinas, como a da gripe. Reforço para as pessoas que venham se vacinar porque a pandemia ainda não acabou e continua sendo um risco. Usem máscara e continuem se cuidando”.

De acordo com o último boletim de vacinação divulgado pela SMS, desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, em 20 de janeiro, até o último 17 de novembro, Aparecida já aplicou 749.132 doses de imunizantes na cidade. Desse total, 409.895 foram D1, 305.357 foram D2 e 17.170 foram doses de reforço (terceira dose). 16.710 moradores receberam vacinas em dose única. Ao todo, o município já recebeu 805.690 doses de vacina e em 17 de novembro o estoque de imunizantes em Aparecida era de 12.570 doses da Pfizer, 9.250 da AstraZeneca e 8.620 da Coronavac.

Primeira dose

Em Aparecida, qualquer pessoa acima de 12 anos pode receber a primeira dose da vacina contra a Covid mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Segunda dose

Para receber a segunda dose basta apresentar documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação, seguidos pela Secretaria de Saúde: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Terceira dose

Qualquer pessoa que tenha recebido a segunda dose da vacina contra a Covid há cinco meses pode receber a dose de reforço (terceira dose), mediante a apresentação do documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Ainda não está disponível a aplicação da dose de reforço em quem recebeu vacina de dose única (Janssen).

Reforço vacina Janssen

Sobre uma possível dose de reforço para quem recebeu a vacina da Janssen, a coordenadora Renata Cordeiro explica que o município aguarda orientações do Ministério da Saúde: “Aguardamos a nota técnica para o devido atendimento desses pacientes. Por enquanto, a dose de reforço é para quem recebeu as duas doses da Coronovac, AstraZeneca ou Pfizer”.

Postos de Vacinação

Os moradores podem procurar a vacinação contra a Covid nas seguintes UBS’s abaixo, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Já a Central de Imunização e o drive da Cidade Administrativa funcionam de segunda à sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8 às 12 horas.

UBS Alto Paraíso
UBS Andrade Reis
UBS Bairro Cardoso
UBS Bairro Ilda
UBS Bairro Independência
UBS Bandeirantes
UBS Buriti Sereno
UBS Campos Elíseos
UBS Cândido de Queiroz
UBS Caraíbas
UBS Chácara São Pedro
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Expansul
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Bela Vista
UBS Jardim Boa Esperança
UBS Jardim dos Buritis
UBS Jardim dos Ipês
UBS Jardim Florença
UBS Jardim Olímpico
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Tiradentes
UBS Madre Germana
UBS Mansões Paraíso
UBS Nova Olinda
UBS Papillon Park
UBS Parque Trindade
UBS Pontal Sul II
UBS Residencial Anhambi
UBS Residencial Garavelo Park
UBS Retiro do Bosque
UBS Riviera
UBS Rosa dos Ventos
UBS Santa Luzia
UBS Santo André
UBS Veiga Jardim
UBS Vila Delfiore

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo