EducaçãoGoiânia

Estudantes de Goiânia conhecem novas tecnologias e aprendem com Cultura Maker

Laboratório Maker da Escola Municipal Alice Coutinho, inaugurado recentemente pela Prefeitura de Goiânia, possibilita parcerias com instituições que desenvolvem tecnologia, como a Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUC Goiás

Um mês depois da inauguração do primeiro Laboratório Maker de robótica da rede municipal de ensino de Goiânia, estudantes da Escola Municipal Alice Coutinho visitaram a Faculdade de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás para conhecer os principais projetos tecnológicos da instituição. O objetivo da visita guiada foi apresentar novos sistemas e conceitos para que sejam aplicados pelos alunos da Secretaria Municipal de Educação (SME) em sala de aula.

Na oportunidade, os estudantes acompanharam a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do formando Henrique Matheus Costa. Com o  tema “As falhas da comunicação na informação aeronáutica”, o estudo abordou as ferramentas de contato entre pilotos e controladores de voos e despertou a atenção dos alunos da Escola Municipal Alice Coutinho.

Gerente de Tecnologia e Informação da SME, Joel Zaratim explica que a visita teve a missão de desenvolver o aprendizado dos estudantes e garantir que eles possam explorar novas tecnologias. “Os alunos da EM Alice Coutinho tem uma relação importante com a cultura maker. Tanto que a unidade foi escolhida para receber o primeiro laboratório de robótica da rede. Agora, com a consolidação desse projeto, o objetivo é ampliar o número de laboratórios e realizar cada vez visitas guiadas em instituições que desenvolvem novas tecnologias”, pontua.

A proposta da Prefeitura de Goiânia, segundo o secretário de Educação Wellington Bessa, é levar a cultura maker para toda a rede. “A robótica educacional tem a missão de colocar o aluno como protagonista no processo de aprendizagem. As aulas que exploram esse tema são interativas e estimulam a criatividade e o raciocínio lógico dos pequenos. E é exatamente esse o objetivo da gestão do prefeito Rogério Cruz”, afirma.

Goiânia, inclusive, foi contemplada recentemente com uma emenda parlamentar de R$ 2 milhões para investir no projeto, que faz parte do Smart Educação, uma iniciativa da gestão municipal que visa modernizar o ensino na capital. Além do Laboratório Maker, o programa atua na implantação de sistemas de reconhecimento facial dos alunos e de gestão educacional.

Por Thiago Araújo, da editoria de Educação – Secom Goiânia