Aparecida de GoiâniaSaúde

Dia D Contra a Influenza atenderá todos os grupos de risco e terá 5 postos drive-thru

Com o intuito de aumentar a cobertura da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza no município, a Prefeitura de Aparecida realiza neste sábado, 23, o Dia D de Imunização

A ação será realizada das 9h às 17h, em 10 postos de atendimento, sendo 5 na modalidade drive-thru. Todos devem apresentar documentação que comprove serem do grupo prioritário. Os grupos prioritários, preconizados pelo Ministério da Saúde, são formados por formado por idosos, profissionais de Saúde, gestantes, profissionais das forças de segurança e salvamento, professores de escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a seis anos de idade, puérperas, povos indígenas, pessoas com deficiência, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros e também motoristas de transporte coletivo e portuários, e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Cordeiro a intenção em ampliar os pontos de drive-thru neste sábado é o de massificar o atendimento sem deixar de cumprir os protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde para a atuação durante a pandemia do coronavírus, evitando aglomeração e propiciando maior segurança à população e aos profissionais de Saúde.

“Resolvemos potencializar este formato de atendimento diferenciado apostando que muitas pessoas preferem receber a vacina sem precisar descer do veículo”, explicou a coordenadora, pontuando ainda que a campanha de imunização deste ano foi antecipada com o objetivo de interromper a transmissão do vírus.

Prorrogação – Além da realização do Dia D, a SMS prorrogou o prazo da 3ª etapa de vacinação, destinada a professores de escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a seis anos de idade, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência, até o dia 06 de junho. A data anterior se encerrava nesta sexta-feira, 22.

Renata explica que a terceira etapa da campanha foi estendida por conta da baixa cobertura apresentada já na segunda fase e que a intenção é proteger os grupos de risco contra influenza. “Até agora atingimos apenas 68% do grupo prioritário. Por isso, prorrogamos o prazo até o dia 06 de junho e vamos realizar também o Dia D, que tem como intenção ajudar a atingir a meta de vacinar 90% de todos os grupos prioritários”, completa.

Ela lembra que os postos drive-thru atenderão a todos os grupos, exceto crianças, que no Dia D deverão ser atendidas apenas nos postos fixos situados próximos à modalidade volante ou durante a semana nas 31 Unidade de Saúde em funcionamento.

POSTOS DE VACINAÇÃO PARA O DIA D (23/05)
Sábado, dia 23, das 9h às 17h

Drive-Thru
Todos os grupos prioritários, exceto crianças

APARECIDA SHOPPING – Avenida Independência, Setor Serra Dourada

GARAVELO SHOPPING – Acesso pela Rua 09, Bairro Cardoso –

POSTO TITAN – Avenida W 03, acesso pela rua X-26, Santa Luzia

Praça DA RUA 05 – próximo ao supermercado Barão, Setor Tiradentes

IGREJA ESPERANÇA – entrada principal Av. Bartolomeu Bueno esquina com Avenida das Mangueiras, Jardim Mont Serrat

Postos fixos
Todos os grupos prioritários

PARQUE DA FAMÍLIA – Avenida Independência, Setor Village Garavelo

GARAGEM da UBS SANTA LUZIA – Av. W 05, Santa Luzia

IGREJA ESPERANÇA – entrada GARAGEM Av. Bartolomeu Bueno esquina com Avenida das Mangueiras, Jardim Mont Serrat

GARAGEM da UBS TIRADENTES – Av. 8, Jardim Tiradentes, Aparecida de Goiânia.

EMPÓRIO GARAVELO (ao lado do Garavelo Shopping), Rua 09, Bairro Cardoso

Fonte: Frederico Noleto