CidadesGoiânia

Comitê de crise da prefeitura definirá novas medidas de enfrentamento à Covid-19

Escalonamento dos horários do comércio deixará de ser recomendado para tornar-se obrigatório; empresas poderão ser punidas pela fiscalização da prefeitura; decreto municipal sairá depois do estadual

Em nova reunião do comitê de crise do novo coronavírus nesta segunda-feira (11/5), ficou determinado que a Prefeitura de Goiânia irá atualizar os decretos (950 e 951) sobre a flexibilização dos horários de abertura do comércio para aliviar o transporte coletivo e sobre a fiscalização das empresas. O escalonamento deixará de ser recomendado para tornar-se obrigatório e as empresas que insistirem em não contribuir com o fim das aglomerações poderão ser punidas.

“Devemos redigir, no decorrer desta semana, um novo decreto que irá determinar tanto o atendimento por parte dos usuários do transporte coletivo, como também das empresas que terão que obedecer a demanda escalonada. Tudo isso só será possível com o apoio da população para que Goiânia saia desse último lugar no isolamento social”, disse o secretário de Governo e presidente do comitê, Paulo Ortegal.

O gestor ressalta que a prefeitura continua acreditando no diálogo com os empresários, mas que medidas administrativas estarão previstas para frear o índice de contágio na cidade. “Não queremos chegar nisso, queremos sim o apoio da população dos empresários e do povo”, afirma.

Conferência via Web

Paralelo ao encontro virtual, o prefeito Iris Rezende se reuniu de forma remota com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para tratar de possíveis ajustes nas medidas de enfrentamento à Covid-19 na capital. O prefeito reforçou que a capital segue em sintonia com o Estado nas medidas necessárias para reduzir as taxas de contaminação. O novo decreto municipal deve ser publicado depois do decreto estadual.

O prefeito destacou que a prefeitura “vem acompanhando com muita responsabilidade, com muita preocupação essa situação que vive hoje a população de Goiânia” e citou os esforços da gestão para garantir a Saúde da população: “são 92 unidades de Saúde abertas para atender a população a qualquer hora do dia e estamos tomando ações para evitar ajuntamentos”, reforça.

O titular de segurança pública do Estado, Rodney Miranda, também participou da reunião do do comitê de crise com o prefeito Iris Rezende no Paço Municipal. Segundo ele, prefeitura e estado permanecerão integrados e trabalhando para pupar vidas durante da emergência mundial do Coronavírus. “Tenho certeza de que se precisarmos endurecer as regras, a prefeitura de Goiânia vai ser fundamental como já está sendo”, comentou. Fonte: Antônio Bento, da Diretoria de Jornalismo

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo