“Arapucas”, filme goiano de suspense, vai ser lançado no Youtube dia 9 de maio

Com a pandemia do coronavírus e a proibição de eventos presenciais, diretor de curta-metragem opta por lançamento digital do filme produzido em 2019

Inspirado em obras de suspense dos anos 80, o filme Arapucas possui enredo com temática de consciência ambiental. O curta-metragem de ficção, com 20 minutos de duração, idealizado e produzido pela produtora Kam Filmes, foi criado a partir de uma vivência pessoal do diretor, Danilo Kamenach: “criei um enredo com base em uma experiência que tive, mas com um recorte de uma temática urgente e muito importante: a defesa do meio-ambiente.”

O diretor planejou inicialmente lançar “Arapucas” em sala de cinema, mas devido ao isolamento social, por conta da COVID19, o filme irá estrear pela plataforma do YouTube no dia 09 de maio de 2020, às 20 horas, onde o curta ficará disponível e aberto ao público no canal da produtora Kam Filmes por 24 horas. “Fazer a estreia online foi uma forma de disponibilizar para o público comum, um estilo de obra que normalmente se restringe a quem frequenta festivais de cinema” ressalta Danilo.

Suspense na floresta

Danilo Kamenach começou a idealizar o roteiro quando era aluno do curso de Pós-Graduação em Cinema na Universidade Estadual de Goiás. Durante a disciplina da professora Aline Fratari, os alunos foram orientados a produzir um roteiro com poucos personagens para facilitar a produção. “Quando a professora lançou esse desafio, lembrei de um dia, quando eu e minha equipe estávamos produzindo um documentário no município de Hidrolândia (Goiás) e nos perdemos em uma estrada de terra isolada. Nosso carro estragou, ficamos sem rumo e sem comunicação. Foi um momento de grande apreensão até sermos resgatados.”

O roteiro foi escrito durante a disciplina e posteriormente o projeto conseguiu financiamento pela Lei Goyazes, onde passou a contar com uma estrutura de equipe cinematográfica maior e profissional. O filme foi todo gravado em locações na Floresta Nacional de Silvânia, localizada a 80km de distância de Goiânia. A obra conta a história da personagem “Gaia”, interpretada pela atriz Rafaella Pessoa, que incorpora uma documentarista ornitóloga que em meados dos anos de 1980, se perde no meio de uma floresta cercada por mistérios sombrios.

O filme Arapucas é uma produção da Kam Filmes,  com apoio da produtora É Nóis Ki Tá Produções, patrocínio da Compleite e Governo Estadual de Goiás, através da Lei Goyazes de incentivo à cultura. A equipe do filme contou com Marcelo Kamenach (irmão e sócio de Danilo) na Direção de Fotografia e Montagem, Caco Rodrigues na preparação de elenco, Débora Correa na Direção de Arte, Isaac Brum como Assistente de Direção, Maurício Cruz na Direção de Produção, Marcos Bruno nos Efeitos Digitais, Paloma Santos na Maquiagem e também marca a estreia de Dan Bariani na produção da trilha sonora, que é inspirada no estilo Synthwave e Retrowave dos anos 80. O filme recebeu o apoio do IBAMA, Cetas, Instituto Chico Mendes, Sublimação Filmes e Soluti Ambiental.

Você pode assistir ao trailer no Link:

Canal do Youtube da kam Filmes: