Aparecida de GoiâniaCâmara Municipal de Aparecida de Goiânia

Vereadores fazem reunião com fiscais do município

O Presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, vereador André Fortaleza (MDB), promoveu, na manhã desta terça-feira, 26, um café da manhã com diversas categorias de fiscais do município, como fiscais de posturas, de edificações, da Secretaria de Meio Ambiente e da vigilância sanitária.

A  reunião se dá um dia após a aprovação pela Câmara do Projeto de Lei Complementar Nº 019/2022, de autoria do Poder Executivo, que institui a Carreira dos Auditores Fiscais Tributários da Secretaria da Fazenda do Município. De tal forma, os demais fiscais também pleiteiam uma proposta que trate de seus planos de carreiras.

Apesar desse tipo de  matéria ser de iniciativa exclusiva do Poder Executivo, os vereadores acharam oportuno receber o grupo para debater a questão e demonstrar apoio à causa.

O Presidente André assegurou que os 25 vereadores estão ao lado dos fiscais.

“Nós somos solidários a vocês em relação ao plano de cargos e salários de vocês e todos os vereadores têm o entendimento de que foi injusto o projeto aprovado ontem tratar apenas de uma das categorias de fiscais”, sustentou.

Continuando, o líder do legislativo explicou que os vereadores não sabiam que a proposta de lei que havia chegado a Câmara contemplaria apenas os fiscais de tributos. E, por conta disso, optaram por segurar o projeto até que uma solução fosse alcançada.

Entretanto, na última sexta-feira, foi decidido que a matéria seria colocada em apreciação na sessão extraordinária que aconteceu ontem, mas que isso não prejudicaria a demanda dos outros fiscais,uma vez que novos projetos sobre o tema serão enviados à Câmara e que, em conversa com o Prefeito e Secretários Municipais, foi garantido que em breve começarão as negociações com os servidores.

“No entanto, essa negociação não pode durar mais de ano, ela tem que ser rápida. Então, contem com essa Casa”, se posicionou André Fortaleza, que também salientou que, se as negociações não avançarem, o parlamento, de forma tranquila, fará tudo aquilo que está ao seu alcance para chegar a um denominador comum.

“Com certeza, esse ano ainda, precisamos estar aqui novamente, mas dessa vez comemorando a aprovação do Plano de Cargos e Salários de todos os fiscais”, finalizou o Presidente da Câmara.

O Presidente da Associação dos Fiscais de Aparecida de Goiânia (AFAG), Bruno Carvalho, agradeceu aos vereadores pelo reconhecimento das necessidades dos fiscais e falou da importância do trabalho desempenhado por eles.

“Quando ingressamos no concurso, em 2012, a cidade tinha vários problemas, que esse corpo técnico que hoje está aqui ajudou a solucionar. Nós defendemos Aparecida, queremos continuar por aqui e, por isso, a importância de um Plano que nos dê segurança”, explicou Bruno Carvalho.

Para exemplificar as dificuldades enfrentadas por eles, Bruno citou o caso de uma dos fiscais mais antigos que atualmente não consegue se aposentar por conta da falta de uma legislação específica.

“A luta não é de hoje. Enfrentamos ela há quase 9 anos. Estamos à disposição de vocês, somos parceiros, queremos ajudar o município, mas até nisso a falta de uma lei própria acaba limitando”, finalizou o representante da AFAG.

Presença ilustre

O ex-prefeito Gustavo Mendanha também passou pela reunião para reforçar o apoio à proposta de lei debatida.
“Eu, como ex-gestor de Aparecida de Goiânia, conheço bem a importância e a relevância dos fiscais. Acredito que o plano de cargos e salários virá para chancelar a valorização merecida da classe. Conte comigo. Vou falar com o Prefeito Vilmar Mariano e com o secretário Municipal da Fazenda, André Rosa, para se possível atender essa causa”, pontuou Gustavo.

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo