Aparecida de Goiânia

Aparecida oferece atendimento jurídico gratuito no ‘Prefeitura em Ação’

Serviço é disponibilizado para pessoas com renda de até três salários mínimos

O cidadão que precisa de auxílio jurídico e não pode pagar pelo serviço recebe atendimento gratuito em Aparecida de Goiânia. O serviço é prestado durante o ‘Prefeitura em Ação’ – mutirão de serviços e atendimentos realizado pela gestão municipal – em parceria com o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Paulista (UNIP).

Nesta sexta-feira ,18, e sábado,19, o serviço estará à disposição da população na 28ª edição do ‘Prefeitura em Ação’ na Escola Municipal Amélia Cândida Brasil no Bairro Cardoso. Os atendimentos serão realizados das 8h às 13h, conforme ordem de chegado ao local.

Cartão de Estacionamento para idosos ou deficiente; veja como solicitar em Aparecida

“A procura pelo atendimento jurídico é grande a cada edição do ‘Prefeitura em Ação’. Essa parceria entre nossa gestão e a universidade já beneficiou milhares de famílias em nossa cidade. Assim, muitas pessoas que não podem pagar um advogado resolvem questões que precisam do Poder Judiciário gratuitamente. Além de resolver diversos problemas, essa iniciativa também oferece dignidade ao cidadão”, aponta o coordenador do ‘Prefeitura em Ação’, Júlio Lemos.

Atendimento

Podem solicitar atendimento jurídico gratuito durante o ‘Prefeitura em Ação’ pessoas e/ou famílias com renda de até três salários mínimos. Quando procurar o auxílio, o interessado, se possível, deve levar a documentação. Essa iniciativa dar maior agilidade ao processo. Quando o solicitante não leva os documentos necessários, ele recebe orientação sobre onde e quando entregar fora dos mutirões da prefeitura.

Ações

São vários os tipos de ações atendidas no Prefeitura em ação; veja baixo os principais!

  • Divórcio;
  • Execução de pensão alimentícia;
  • Regulamentação de guarda e pensão alimentícia;
  • Revisão de pensão alimentícia;
  • Retificação de registro (nascimento ou óbito);
  • Dissolução de união estável;
  • Alvará para liberação de valores de FGTS e PIS (com saldo em conta) de pessoa falecida.

O coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da UNIP que atua no ‘Prefeitura em Ação’, Carlos Henrqiue Brito de Carvalho, destaca que o tempo de cada ação varia de caso a caso. “É muito relativo. Depende da agilidade do judiciário, da natureza da ação, se consensual ou litigioso, se a parte fornece informações solicitadas pelo juízo, se o (a) requerido (a) mora em Aparecida de Goiânia, em outra cidade do Estado ou do Brasil, dentre outras questões”, aponta o advogado.

Disque Busca: serviço recolhe móveis e eletrodomésticos velhos em Aparecida

Carlos Henrique de Carvalho reforça que a parte interessada deve, se possível, reunir e já entregar durante o primeiro atendimento a documentação para abertura da ação. “Pedimos que o cidadão reúna a quantidade possível de documentos e já nos entregue ali mesmo durante o mutirão. Com isso, teremos condições para montar com mais agilidade o processo”, explica.

Prefeitura em Ação

A 28ª edição do ‘Prefeitura em Ação’ foi lançada na última segunda-feira,14, pelo prefeito Gustavo Mendanha. A força-tarefa realiza ao longo da semana serviços de manutenção, limpeza e infraestrutura no Jardim Helvécio e bairros vizinhos.

Nesta sexta-feira, 18, e sábado, 19, das 8h às 13h, serão realizados atendimentos presenciais como corte de cabelo, aferição de pressão arterial, doação de mudas, exames oftalmológicos, atendimentos odontológicos, encaminhamento às vagas de trabalho, atividades culturais, emissão de documentos como Cartão de Estacionamento do Idosos e Deficiente, emissão de guias referentes ao munícipio e outros diversos serviços.

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo