Goiânia

Serviço de varrição alcança 1,6 milhão de quilômetros em Goiânia

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) apresentou nesta terça-feira (21/12) balanço de varrição e higienização de vias públicas com a marca surpreendente de 1,6 milhão quilômetros.

No primeiro semestre, de janeiro a junho, 782 mil quilômetros foram percorridos pelas equipes de limpeza. De julho a dezembro, os servidores alcançaram a medida de 823 mil. Como este é um dado elevado, só para se ter um parâmetro, a medida total corresponde a 40 voltas completas no planeta Terra.

Para assegurar a qualidade do serviço, o presidente da Comurg, Alex Gama, salienta que a empresa mantém ação estratégica em algumas estações do ano, como por exemplo, no outono e no inverno. Neste período ocorre grande volume de quedas de folhas secas, principalmente das espécies sete-copas.

Alex Gama lembra que em uma ação feita pela Comurg, somente em um dia, no setor Sudoeste, uma única árvore proporcionou o recolhimento de 9 sacos de 100 litros de folhagens. No entanto, no final da tarde, a mesma avenida já estava com quase a mesma quantidade de sujeira produzida pela árvore. “Além do restante do lixo comum, o acúmulo das folhagens, caso não seja adequadamente retirado, causa muita sujeira e incômodo aos moradores”, acrescenta o prefeito Rogério Cruz.

A equipe de técnicos ambientais da Comurg recomenda para que a população ajude na limpeza das calçadas, de forma correta e com segurança. A principal cautela é não atear fogo em folhas secas. Além de ser uma situação de risco, esta atitude é proibida por Leis Ambientais. O mais adequado é varrer as folhas e juntá-las em sacos adequados.

O presidente da comurg acredita que Goiânia é exemplo para todo país no quesito limpeza de ruas e comemora as medidas de readequações adotadas como forma de qualificação dos serviços. “Quando uma via pública é devidamente limpa, aumenta-se a segurança nos deslocamento de pessoas e veículos, estimula-se o turismo e comércio da cidade”, explica.

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo