Cidades

Alunas do curso de Corte e Costura da Rede Itego confeccionam máscaras para doação durante pandemia da Covid-19

Ação voluntária é realizada na cidade de Cristalina e envolve aprendizado, voluntariado e solidariedade

Antônia, Cleide, Élida, Luzia, Suzana e Vera são alunas do curso de Corte e Costura do Instituto Tecnológico de Goiás (Itego) Genervino Evangelista da Fonseca, em Cristalina, ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Inovação. Desde o início da pandemia da Covid-19, elas deixaram a sala de aula para acompanhar o curso pela plataforma de regime especial de aulas não presenciais e agora, por um motivo especial, saíram de suas casas para ajudar, de forma voluntária, na confecção de um item que se tornou essencial no enfrentamento da disseminação do coronavírus: a máscara.

A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Promoção Social e Trabalho de Cristalina e conta também com a ajuda de outras voluntárias, pessoas da comunidade que se dispuseram a ajudar. As alunas estão aprendendo na prática e já confeccionaram mais de 200 máscaras na primeira semana de trabalho voluntário que é realizado na sede da secretaria municipal. De acordo com a secretária Kátia Gonzatti, o objetivo do projeto social é atender com a doação de máscaras toda a população do município em situação de vulnerabilidade social.

Para a aluna Antônia Silvana, de 32 anos, o sentimento de poder contribuir e ajudar o próximo é de gratidão. Ela conta que o curso de Corte e Costura sempre esteve em seus planos e agora, mesmo diante de um momento delicado, de pandemia e isolamento social, ela se sente feliz por poder aprender, mesmo à distância. “Eu escolhi este curso pensando no futuro dos meus quatro filhos, pois quero me dedicar e trabalhar com a costura para melhorar a renda da minha família. E como as aulas presenciais foram suspensas, eu quis me dedicar em ajudar o meu próximo neste momento. Além de ajudar, eu também vou, de certa forma, estar aprendendo”, afirma.

A diretora do Itego, Samira Rocha Saenz, explica que mesmo com a suspensão das aulas presenciais as aulas continuaram por meio do regime especial de aulas não presenciais. Além das aulas virtuais, os alunos de todos os cursos da Rede Itego podem também tirar dúvidas pelo whatsapp e e-mail. “O importante é não deixar de levar conhecimento ao povo goiano, este é o objetivo da Rede Itego, qualificar e preparar a população para novas oportunidades, e neste momento delicado a solidariedade faz toda diferença em nossas vidas. Que possamos ser mais solidários e aprender mais com as boas ações”.

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo