Aparecida de GoiâniaNotícias

Iris Rezende por Gustavo Mendanha

Morre o maior político da historia de Goiás

Iris Rezende Machado é Goiás. Goiás é eternamente Iris! Hoje parte o maior líder político da história republicana de Goiás! O homem dos mutirões!
Um homem à frente do seu tempo que viveu a política e fez dela instrumento de transformação social, desde os tempos do movimento estudantil, como vereador por Goiânia, deputado estadual, prefeito da nossa Capital por quatro oportunidades em momentos marcantes da história da nossa bela vizinha, governador, senador e ministro da Agricultura e da Justiça.
Iris fez muito por Goiânia, por Goiás, pelo país e também por Aparecida. Ele e o então deputado estadual Olinto Meirelles tiveram atuação decisiva na elaboração e aprovação da lei de emancipação política de Aparecida em 14 de novembro de 1963.
Em 2007, Iris à frente da Prefeitura de Goiânia juntamente com o meu
querido pai Léo Mendanha, conceberam a ideia que marcou definitivamente a história de Aparecida ao incentivar Maguito Vilela para transferir o domicílio eleitoral para a nossa querida cidade. Hoje existe uma Aparecida antes e depois de Maguito, graças ao nosso eterno prefeito e a ideia visionária.
Aparecida reconhece eternamente a contribuição de Iris, Maguito e Léo que promoveu a autoestima de mais de 600 mil goianos e a verdadeira emancipação política.
Os mutirões iniciados por Iris e propagados pelo país foram o enredo do novo jeito de fazer política. Um modelo de gestão séria com respeito e zelo a coisa pública, que eu sigo e pratico. Foram 87 anos de vida dedicados aos goianos de todos os quatro cantos do Estado. Iris deixa a vida pública, amigos, familiares para descansar nos braços do Pai. E é ao Pai que eu recorro neste momento difícil que a gente vive para pedir força e proteção a todos os familiares e amigos. Descanse em paz, Iris. Seu legado vai nortear essa e as futuras gerações, assim como o seu exemplo de vida já influenciou as gerações até aqui.
Iris sempre estará presente nos corações e mentes dos goianos!
Viva Iris!

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo