Governo

Caiado prestigia posse do novo arcebispo de Goiânia

Religioso é o quarto arcebispo à frente da Arquidiocese da capital e sucessor de Dom Washington Cruz, que exerceu a função por 19 anos. Até então, o religioso era arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros, em Minas Gerais. “Goiás o acolhe de braços abertos”, diz governador

Caiado, e a primeira-dama Gracinha Caiado, na posse de Dom João Justino de Medeiros Silva, novo Arcebispo de Goiânia: “Certamente saberá coordenar e auxiliar as pessoas mais vulneráveis de nosso Estado”, afirmou

O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, acompanharam, nesta quarta-feira (16/2), a posse canônica do novo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, realizada no Santuário-Basílica Sagrada Família, na Vila Canaã.

Dom João Justino foi nomeado pelo Papa Francisco, no dia 9 de dezembro de 2021. Até então, o religioso era arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros, em Minas Gerais. “Com esse carinho que ele tem, e vindo de um estado tão próximo a Goiás, ele já é conhecedor das nossas características. Certamente saberá coordenar e auxiliar as pessoas mais vulneráveis de nosso Estado. Goiás o acolhe e o recebe de braços abertos”, disse o governador, sobre a posse canônica de Dom João Justino.

“Estou disposto a me oferecer. A palavra que iniciarei minha pregação é: eis-me aqui”, disse Dom João Justino, ao ressaltar que trabalhará no sentido de se organizar para escutar e perceber quais são as características, os traços da igreja de Goiânia. Ele defende que igreja e sociedade estejam em constante luta por uma compreensão mais ampla das realidades humanas, sociais e políticas, e que haja uma interação, uma mão dupla. Ele garantiu que estará sempre disponível para participar de esforços comuns para superar as desigualdades sociais.

Ele falou também do papel social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), coordenada pela igreja católica. “A igreja segue a sociedade, procurando oferecer uma universidade de excelência. Mas a igreja também recebe da universidade, pela pesquisa, pelo ensino, pelos que atuam na universidade, contribuições muito especiais”, observou.

O novo arcebispo metropolitano ressaltou ainda que suceder Dom Washington, embora seja uma grande bênção, é também uma missão de grande responsabilidade. “O senhor ofereceu sua vida à igreja do Brasil, nessa regional, onde ficou por 35 anos. Seus últimos 20 anos de zelo, cuidado e serviço prestados à igreja de Goiânia nos permite, hoje, avançar mais seguros. Qualquer agradecimento que eu fizer será muito pouco por tudo que o senhor fez”, ressaltou.

Com a posse do novo arcebispo, o anterior, Dom Washington Cruz, que ficou à frente da Arquidiocese de Goiânia por 19 anos, torna-se arcebispo emérito. Caiado observou que acompanhou todo esse período e fez seus agradecimentos. “Dom Washington soube participar dos momentos mais delicados da vida e da política. Nos momentos mais delicados do governo eu sempre recorri a ele”, revelou.

Presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo falou da responsabilidade e da confiança que a igreja tem no novo arcebispo. “Essa confiança, Dom João Justino, é grande, porque a igreja do Centro-Oeste, a igreja do estado de Goiás, são preciosidades em cultura e fé, e riquezas na vida de seu povo. O senhor se junta aos irmãos bispos desta regional para cuidar desse tesouro, que não pode se perder, porque a igreja do Brasil precisa muito desse tesouro iluminando e fortalecendo. Seja esse o seu caminho, a sua missão, a alegria de sua vida.”

Histórico

Dom João Justino de Medeiros Silva nasceu no dia 22 de dezembro de 1966, em Juiz de Fora (MG). Foi ordenado padre em dezembro de 1992 e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte em dezembro de 2011. O religioso recebeu a ordenação episcopal no dia 11 de fevereiro de 2012. Cinco anos depois, foi nomeado pelo Papa Francisco, arcebispo coadjutor de Montes Claros. Tornou-se arcebispo metropolitano de Montes Claros em novembro de 2018.

Em 2019, foi indicado pelo Conselho Permanente como membro titular do Conselho para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e, também, membro titular do Conselho Econômico da CNBB. O novo arcebispo de Goiânia é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma.

Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom)

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo