Aparecida de GoiâniaEducação

Gustavo Mendanha anuncia abono salarial para servidores da educação

Decisão foi comunicada pelo gestor durante o evento de posse dos novos diretores e coordenadores gerais da rede municipal de ensino; todos os profissionais da educação receberão o benefício.

Cerca de cinco mil trabalhadores da Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia devem receber o abono salarial até a primeira quinzena de janeiro de 2022. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Mendanha, na tarde desta quarta-feira, 15, no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, durante o evento de posse dos Diretores e Coordenadores Gerais das unidades de ensino do município para o biênio 2022/2023.

“O pagamento não será restrito apenas aos professores e pedagogos, será ampliado para todos os profissionais da educação, dos setores administrativos e de conservação, como merendeiras e auxiliares de serviços gerais. Ainda vamos definir a data e o valor exato, mas a certeza é que até o início do próximo mês, o benefício estará nas contas de todos os servidores lotados na Secretaria de Educação de Aparecida”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

Durante o discurso o prefeito agradeceu aos servidores da educação pelo trabalho desenvolvido com as crianças da cidade. “É importante reconhecer o trabalho que fizeram durante a pandemia, utilizando do pouco recurso que tinham para dar aulas. Inclusive, esse é um dos motivos do abono, para compensar todo esse todo esforço e dedicação com nossos alunos”, agradeceu o gestor.

Diretores e coordenadores gerais tomam posse para o biênio 2022/2023

Os servidores eleitos para os cargos de direção e de coordenação geral das escolas e CMEIs de Aparecida de Goiânia tomaram posse na tarde desta quarta-feira, 15. A solenidade aconteceu no no Anfiteatro Municipal e contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha e do titular da pasta da Educação, professor Divino Gustavo, entre outras autoridades.

O evento de posse aconteceu entre 14 e 16h e foi aberto com apresentação musical realizada pelos integrantes do Núcleo de Música da Escola Municipal de Artes, sob a regência do maestro Francinaldo Rodrigues. Tomaram posse 61 diretores e 61 coordenadores gerais para as escolas e EMEIs e 32 diretores para os CMEIs.

A eleição para gestores das unidades escolares de Aparecida de Goiânia acontece desde 2010 e está em sua sexta edição. A votação ocorreu no dia 30 de novembro em 70 das 93 unidades escolares que apresentaram candidatos aos cargos. No caso das escolas e CMEIs onde a votação não ocorreu por falta de concorrentes, a Secretaria Municipal de Educação (SME) estabeleceu critérios para indicar um novo grupo gestor, levando em consideração o que está determinado na Lei Municipal 2861/2009.

Um dos requisitos é ter participado do curso de formação em Gestão Escolar, oferecido pelo Centro de Formação dos Profissionais de Educação de Aparecida de Goiânia (CEFPE/SME).

O secretário de Educação Divino Gustavo, durante a solenidade, falou sobre a maturidade da rede, o que teria possibilitado a tranquilidade durante a realização do pleito, que não registrou nenhum incidente durante a campanha e a votação. “Sabemos do compromisso dos nossos servidores e da importância da participação da comunidade escolar na escolha do diretor e do coordenador geral. O resultado disso é uma escola que dialoga com a sociedade e um grupo gestor integrado com o modelo de gestão da SME”, afirmou.

Eleita pela primeira vez para o cargo de diretora da Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Darci Ribeiro, com 98% dos votos, a professora Ailza Cristina Oliveira Araújo, que é servidora da rede há 23 anos, comentou sobre suas expectativas à frente da unidade escolar. “Tenho muitos planos, inclusive concluir a reforma da escola. Vou trabalhar para proporcionar ensino e aprendizagem de qualidade para essas crianças. Um gestor de excelência precisa estar envolvido no pedagógico, financeiro, em tudo que acontece na unidade e resolve o que precisa para a escola se desenvolver”, pontuou a nova gestora.

O processo de escolha dos gestores foi aberto à participação de servidores, alunos de 12 anos acima e de pais ou responsáveis. Para garantirem o direito de inscrição no pleito, os concorrentes tiveram de participar de um curso de formação sobre Gestão Escolar e de apresentar, ao final, um plano político pedagógico desenvolvido com base na realidade da escola do candidato.

A solenidade de posse foi acompanhada também pelo vice-prefeito Vilmar Mariano; pelos secretários municipais Willian Panda (Habitação) e Max Menezes (Desenvolvimento Urbano); e pelos vereadores André Fortaleza (MDB), Diony Nere (PSDB), Orlanes Maranhao (PSD), Amendoim (PDT), Leandro da Panhoria (PTC) e Zé Filho (PSDB).

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo