Política

Mendanha destaca trabalho das forças de segurança e questiona falta de investimentos do atual governador

O resultado positivo obtido nos últimos anos na área da segurança pública em Goiás é reflexo do trabalho das corporações. Essa é a constatação do candidato ao governo de Goiás Gustavo Mendanha (Patriota), após ter acesso aos dados que mostram que o efetivo de segurança foi reduzido em 11,49%, caindo de 13.442 policiais para 11.181, entre os anos de 2018 e 2022. Outro ponto observado é a queda de investimentos nos últimos três anos, com redução na ordem de R$ 500 milhões em segurança, desde que Ronaldo Caiado (UB) assumiu. Os dados são do Portal da Transparência.

Mendanha destaca o trabalho das forças de segurança no combate à criminalidade em Goiás e tece críticas à falta de investimentos do atual governo, que apesar de utilizar como carro-chefe da propaganda, não deu nenhuma contrapartida. “Apesar de não ter valorizado a segurança, com avanços em termos de direitos e estrutura, o governador por onde passa ainda chama de “minha polícia”, uma organização que é patrimônio dos goianos”, criticou o governadoriável.

Dentro do Plano de Gestão que contém as principais propostas para nortear um eventual governo, a coligação Estado Inteligente, que tem Mendanha e Heuler Cruvinel como cabeças de chapa, prevê a recomposição do efetivo policial, além de modernização da área. As ações contemplam ainda o combate a crimes especializados contra a mulher, a zona rural, virtuais, consumidor e meio ambiente.

Assim como fez em Aparecida, Mendanha propôs ao Estado a implementação do sistema de monitoramento por câmeras, que reduziu em 70% os crimes cometidos na segunda maior cidade goiana. “Apesar da segurança ser de responsabilidade estadual, não cruzei os braços em Aparecida, investimos em segurança, criamos a Secretaria Municipal de Segurança, investimos em equipamentos e estrutura”, recorda o ex-prefeito.

Outro ponto recorrente na proposta é a atenção à saúde física e mental dos policiais, com acompanhamento e oferta de auxílios especializados.

O governadoriável explicou que os pontos contemplados no Plano de Gestão são respostas do que vem sendo conversado com os representantes de cada segmento, além da cooperação de João Campos, candidato ao Senado Federal com carreira consolidada como Delegado de Polícia.

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo