Aparecida de Goiânia

Aparecida de Goiânia imuniza mais de cinco mil pessoas durante a primeira semana de vacinação contra a Covid-19

70% dos profissionais de saúde da cidade que atuam na linha de frente no enfrentamento à Covid-19 já foram vacinados, bem como 100% os idosos e deficientes institucionalizados

Durante a primeira semana de vacinação contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) imunizou 5.143 pessoas. Dessas, 161 referem-se a idosos e deficientes institucionalizados e 4.982 são trabalhadores da saúde que lidam diretamente no tratamento de pacientes com a Covid-19. Ou seja, 100% do primeiro grupo foi imunizado e do total de 7.132 profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra o Coronavírus, 70% também já recebeu a imunização. Seguindo o cronograma do Ministério da Saúde (MS), a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 priorizou esses profissionais, mas todos os 16 mil trabalhadores da área da Saúde registrados em Aparecida de Goiânia serão vacinados ainda na primeira fase.

A SMS já recebeu do MS, com o intermédio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), um total de 12.200 doses de vacina contra a Covid-19. O primeiro lote, com 7,2 mil doses da Coronavac, imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Butantan, foi enviado à cidade na tarde da segunda-feira, 18 de janeiro. Essas doses começaram a ser aplicadas na quarta-feira, 20. Um segundo lote, com 5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, desenvolvida pelo laboratório indiano Serum, chegou em Aparecida na manhã desta segunda-feira, 25 de janeiro. Assim que forem aplicadas todas as doses do primeiro lote, a cidade iniciará a imunização com o segundo lote. A previsão é que a segunda remessa comece a ser utilizada já no início da próxima semana.

“Nós etamoss seguindo o cronograma de vacinação do Ministério da Saúde e cumprindo o que foi planejado para nossa cidade. Iniciamos a Campanha com os grupos prioritários definidos pelo governo federal, isto é, idosos e deficientes que vivem em abrigos, bem como profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19. Provavelmente, até o fim desta semana já teremos finalizado a aplicação de todas as doses do primeiro lote recebido, imunizando praticamente 100% dos profissionais da linha de frente. Para a próxima semana, a expectativa é iniciar a vacinação com a AstraZeneca, contemplando o restante dos trabalhadores da saúde”, afirmou a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.

Ela também pede compreensão da sociedade: “Sabemos que a ansiedade é grande para ver todos imunizados o quanto antes, mas é importante que cada um aguarde a sua vez. O Ministério da Saúde garante que todos pertencentes aos grupos prioritários serão vacinados. Ao todo, segundo informações do Governo Federal, virão 200 mil doses para Aparecida de Goiânia ao longo do ano”. Ainda de acordo com Renata Cordeiro, conforme outras remessas cheguem em Goiás, a vacinação será ampliada para todos idosos, pessoas com comorbidades, profissionais de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, profissionais do transporte coletivo e caminhoneiros. “Esses grupos estão divididos em quatro fases da Campanha de Vacinação contra a Covid-19”, explicou.
Texto: Camila Godoy

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo