Aparecida de Goiânia

Blitz em Aparecida orienta para trânsito seguro e combate à Covid-19

Ação educativa, que ocorreu nesta quinta-feira (14), se repetirá com novas blitzen até o próximo dia 29, distribuindo 5 mil máscaras para os condutores

Motoristas e motociclistas que trafegam em Aparecida foram alvo, nesta quinta-feira (14), de uma blitz educativa realizada pela Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA) para orientar os condutores a evitar o manuseio do celular no trânsito e a usar máscara de proteção contra o novo coronavírus. Por isso, eles receberam gratuitamente um kit com máscara e materiais alusivos a trânsito seguro.

A ação ocorreu no início da manhã na Avenida Independência, no setor Serra Dourada 3, em frente ao Aparecida Shopping. Mil kits foram disponibilizados para a blitz de hoje, que se repetirá logo mais, às 17h, no mesmo local, dentro da campanha Maio Amarelo.

É o 7º ano consecutivo que a SMTA executa ações pertinentes ao Maio Amarelo. Essa campanha, de abrangência nacional, visa a chamar atenção da sociedade para os cuidados no trânsito, que causou 32,6 mil mortes no Brasil em 2018. Os dados são do Ministério da Saúde, e apontam que o trânsito é mais letal para jovens de 20 a 29 anos.

“Essa ação é muito boa, porque tem muita gente que ainda não sabe nem usar a máscara; e tem o lado da conscientização para o trânsito”, sintetizou o motociclista Jobson Alves, de 51 anos, morador do setor Jardim Buriti Sereno.

Secretário executivo da SMTA, Robes Venâncio informou que a ação educativa voltará a ocorrer nos próximos dias 20 e 29, entregando o total de 5 mil kits com máscaras e materiais educativos com dicas para condução segura de veículos automotores.

Robes apelou para que, apesar do combate urgente ao coronavírus, a vigilância no trânsito não seja deixada em segundo plano. “Não é só a Covid-19 que ceifa vidas, mas o trânsito também, que é um dos principais causadores de mortes no País”, lembrou.

Passageiros do transporte coletivo também receberam as orientações da SMTA – Foto: Enio Medeiros

Moradora do Serra Dourada 3, Carla Paulina, de 39 anos, foi uma das motoristas abordadas na ação da SMTA. Segundo ela, a população também precisa colaborar tanto para o trânsito, com mais educação ao volante, quanto para a prevenção à Covid-19.

A educadora de trânsito da SMTA Maria Divina Tomaz Alves avaliou que os motoristas e motociclistas abordados se mostraram conscientizados para as bandeiras que a SMTA está levantando na campanha deste ano. “Alguns condutores até agradeceram por lembrarmos no Maio Amarelo em meio à pandemia”, encerrou Maria Divina.

As blitzen educativas do Maio Amarelo continuam neste mês. Confira o cronograma:

14 de maio
17h | Em frente ao Aparecida Shopping, setor Serra Dourada 3ª Etapa.

20 de maio
8h | Avenida Bela Vista com Avenida Jataí, Setor Santa Luzia.
17h | Em frente ao Buriti Shopping, Vila São Tomaz.

29 de maio
8h | Avenida São Paulo com Avenida Rio Verde (Correios), Vila Brasília.
17h | Avenida São Paulo com Tapajós, Vila Brasília.

Fonte: Allan David

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo